Preserve Pipa quer consolidar região do RN como destino gay friendly

18 de Maio 2021 - 02h48
Créditos:

O movimento Preserve Pipa, um dos responsáveis pela promoção e divulgação do destino Pipa, localizado no Rio Grande do Norte, é o mais novo associado a IGLTA (International LGBTQ+ Travel Association), a mais importante associação internacional de turismo LGBT+ do mundo, presente em mais de 80 países. A participação do Preserve como membro, consolida a região como destino gay friendly, caracterizado pela acolhida respeitosa e segura para o público LGBT+. 

O turismo LGBT+ tem movimentado o mercado de viagens no Brasil e no mundo. É cada vez mais comum encontrar pacotes específicos para esse público, que busca destinos e serviços que os abracem sem preconceitos, com muita segurança e leis específicas para garantir uma boa estadia. Essas são as características mais importantes na avaliação desse grupo, imprescindível no planejamento e execução de sua viagem, pois para as pessoas LGBT+ é uma questão de vitalidade.

Nesse contexto, o Rio Grande do Norte se destaca. Desde agosto de 2020 o estado deu mais um passo na defesa dos direitos da população LGBT+ com a sanção da Lei N°10.761, que reconhece a necessidade de combater a discriminação por orientação sexual e de gênero. A mesma, torna obrigatória a afixação de cartaz contendo o texto: “Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e acarreta multa – Lei Estadual nº 9.036/2007”.

Os cartazes estão afixados em hotéis, motéis, pensões, pousadas e outros meios que prestem serviços de hospedagem, além de restaurantes, bares, lanchonetes, casas noturnas e muito mais. Eles representam o respeito pelo público LGBT+ e oferecem a garantia de um tratamento igualitário e respeitoso para esses visitantes.

Toda a região formada por Tibau do Sul, Praia da Pipa e Sibaúma, que é representada pelo Preserve Pipa, participa desse movimento com vistas a se consolidar como um destino que apoia e promove a diversidade. O ambiente cosmopolita, praiano e livre de preconceitos é inclusivo, respeitoso e aconchegante para todos que o visitam naturalmente. Os esforços em prol desse reconhecimento mundial vem para se somar a uma realidade já existente.

Os estabelecimentos e serviços associados ao Preserve Pipa adotaram, além dos cartazes obrigatórios por lei, o selo do movimento nas cores da bandeira gay, que faz alusão ao colorido do arco-íris. Com isso, fica ainda mais fácil identificar os estabelecimentos que apoiam o turismo LGBT+ e se comprometem a oferecer serviços de excelência para a comunidade.

O visitante LGBT+ também possui interesses diferentes. Há os 60+, os que viajam em família, os que preferem curtir as festas e praias, cada um com um gosto específico. Pipa e região oferecem um pouco de tudo promovendo uma experiência de viagem diferenciada para os seus visitantes. Mais que uma praia, um estilo de vida que inclui paisagens exuberantes, hotéis de primeira linha, restaurantes com sabores de todo o mundo, passeios inéditos, vida noturna movimentada e um contato com a natureza sem igual.

O que falar das mais belas hospedagens? Há para todos os gostos e bolsos. Os hotéis e pousadas da Pipa seguem uma linha integrada com a natureza, não só na sua ambientação, mas nas práticas sustentáveis que são adotadas em prol da preservação do destino. Quartos individuais, chalés ou bangalôs. Dos mais modernos aos mais rústicos, a variedade é enorme e vai te surpreender.

Os restaurantes são um deleite para quem ama a culinária praiana. Frutos do mar em abundância, peixes frescos e deliciosas criações autorais. Mas se engana quem pensa que para por aí. Cosmopolita como ela só, Pipa possui sabores do mundo. As culinárias mexicana, italiana, peruana, argentina, entre muitas outras também se encontram nesse paraíso. Experimente!

Passeios na água de barco, lancha, catamarã, a experiência de surfar na Praia do Madeiro, eleita uma das mais bonitas da América do Sul, praticar stand up paddle ou caiaque cercado de golfinhos, não tem preço. Passeios na terra ou no ar, de quadriciclo, jeep, buggy, voo de parapente ou até mesmo se aventurar num circuito de arvorismo, pela copa das árvores. A região da Praia da Pipa te proporciona momentos inesquecíveis.

À noite, comece pela Avenida Praia dos Golfinhos, a rua principal, coração da Pipa. Uma infinidade de opções para curtir irá se apresentar. Os estilos de música são os mais diferenciados: tango, cumbia, samba, pagode, reggae, música eletrônica. Em cada canto uma tribo diferente se encontra para curtir as famosas noites de festa da praia.

Com toda essa variedade, a Praia da Pipa, seus estabelecimentos, serviços e belezas naturais estão de braços abertos e esperam o turista LGBT+ para realizar a viagem dos sonhos, prezando sempre pela segurança, hospitalidade e em proporcionar as melhores experiências.

Fonte: Preserve Pipa