Prefeitura promove jogos do "Dia do Orgulho" e exige que 50% de cada time se declare LGBTI+

06 de Outubro 2021 - 07h38
Créditos:

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), realizou, no último sábado (2), a primeira edição dos Jogos do Orgulho, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A ação, promovida em parceria com as secretarias de Direitos Humanos, Mulher, Esportes e Saúde, teve como objetivo reforçar o compromisso do município com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer.

As competições incluíram Vôlei, Futsal e Queimada. Participaram dos Jogos do Orgulho 312 jovens, divididos em 26 times. Além da necessidade de garantir o direito dos jovens ao lazer e esporte, previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Municipal da Juventude, os Jogos do Orgulho também promoveram a inclusão ativa dos jovens LGBTI+ nas práticas esportivas comunitárias. Dessa forma, uma das exigências na formação das equipes foi pelo menos 50% dos participantes de cada time ser LGBTI+, incluindo o líder da equipe. 

Os participantes dos times vencedores receberam troféus, medalhas e premiações patrocinadas por parceiros da Sejuv na realização do evento, como, Boate Metrópole, Conchitas Bar, Faculdade Maurício de Nassau, Moura Flores, Casa de Bamba, Restaurante Reteteu, CA-JÁ e Udon.