Prefeitura entrega novo Largo do Atheneu

13 de Dezembro 2024 - 08h00
Créditos: Emanuel Amaral/Secom

 

A Prefeitura de Natal entregou o Novo Largo do Atheneu, junto com uma nova drenagem e a rua Seridó revitalizada, na tarde dessa quinta-feira (12). A obra, localizada no bairro Petrópolis, na zona leste de Natal, tem o intuito de trazer uma solução para os alagamentos da região. De acordo com a Prefeitura, a obra de requalificação teve o investimento de cerca de R$ 9 milhões.

A Prefeitura espera atrair mais investimentos, transformando-se em um polo turístico e de grande acesso da população, sendo um aspecto importante para a região. “Com essa obra que entregamos hoje, a região terá ampliado o sistema de escoamento, resolvendo o problema do acúmulo de água decorrente das chuvas. Aquela ainda é uma região onde temos muitos moradores, além de comércios, restaurantes, lanchonetes, clínicas, escolas e a ação da Prefeitura vai melhorar consideravelmente a realidade para todos”, destacou Álvaro Dias.

A obra consistiu em ampliar a capacidade de escoamento e armazenamento do sistema de drenagem local, ampliando a caixa de drenagem, com capacidade para suprir e atender às necessidades.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), responsável pela coordenação da obra, a tubulação foi instalada, conectando o sistema de escoamento do Largo do Atheneu ao sistema de macrodrenagem da região, no bairro da Ribeira.

As obras foram iniciadas em setembro do ano passado pela Prefeitura. Ao todo, o projeto inclui a substituição do pavimento, sinalização horizontal e a instalação do sistema de drenagem, além de paisagismo, iluminação e mobiliário urbano modernos. A ideia é reforçar a vocação natural da área para a realização de eventos, o que já acontece, principalmente no período carnavalesco. Além do sistema de drenagem, a região também contou com a revitalização das calçadas da rua Seridó, no trecho entre as avenidas Prudente de Morais e Afonso Pena.

A região se transformará em um grande polo, e sua importância é confirmada pela capacidade de gestão. “A obra entrega um projeto de rua integrada, com prioridade para a circulação de pedestres, com uma paginação diferenciada, toda intertravada, com as calçadas em tons de cinzas e a via em tom amarelo, o que dá uma organização, com o plantio de diversas árvores, implantação de bancos, jardineiras e um paisagismo completo, com árvores de médio e grande porte, que transformarão essa área em um grande boulevard quando essas árvores crescerem”, afirmou Newton Filho, diretor de planejamento da STTU.

Com informações de Tribuna do Norte