Prefeito de Ipanguaçu destaca combate à Covid-19 em mensagem anual

24 de Fevereiro 2021 - 18h33

As ações de enfrentamento à pandemia do Coronavírus foi um dos temas do prefeito Valderedo Bertoldo, na mensagem anual lida nesta quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Ipanguaçu, marcando a abertura do ano legislativo na Casa.

Entre outros temas, Valderedo falou também sobre a reforma da Maternidade Marola Caldas, aquisição de novos consultórios odontológicos, instalação de uma Clínica de Especialidades, uma unidade do CAPS e uma clínica de reabilitação em fisioterapia, além da informatização das UBS´s, facilitando a marcação de consultas. 

Valderedo destacou o programa BEM (Benefício Eventual Municipal), um programa de transferência de renda para quem mais precisa, com cursos de qualificação profissional para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho, uma vez que muitas perderam seus empregos devido à pandemia. Além de parcerias para incentivar a geração de emprego e renda no município, por meio de projetos para o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da pesca.

Confira a Leitura da Mensagem Anual do Prefeito de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ipanguaçu, Vereador Jefferson,

Caros vereadores;

Senhoras e senhores, aqui presentes,

Povo de Ipanguaçu, que nos acompanha pelas redes socais,

Boa noite!

É com muita alegria que inicio aqui a Mensagem Anual do Executivo, abrindo os trabalhos legislativos do ano de 2021, nos termos da nossa Lei Orgânica.

Venho a esta Casa nesta noite, muito feliz e grato ao povo de Ipanguaçu que me confiou mais quatro anos à frente dos destinos da nossa querida cidade, mas com a responsabilidade redobrada de fazer muito mais do que fizemos nos últimos quatro anos.

Mas isso só será possível se pudermos contar com o apoio dos vereadores desta respeitável Casa, com quem espero manter uma relação estreita e respeitosa na defesa dos interesses de Ipanguaçu.

O ano de 2020, foi um dos anos mais difíceis dos últimos tempos. Tivemos que enfrentar um vírus desconhecido que mudou a nossa rotina, a forma como nos relacionamos com os nossos semelhantes e que nos levou várias pessoas queridas.

Em Ipanguaçu adotamos medidas firmes, por vezes incompreendidas, para tentar barrar o avanço da Covid-19. Restringimos o funcionamento do comércio, distribuímos máscaras, produtos de higiene pessoal, instalamos display de álcool em gel, lavatórios móveis em diversos prédios públicos e pontos da cidade, além da sanitização de diversos pontos do município, barreiras sanitárias, e, por fim, instalamos o Centro de Enfrentamento à Covid-19, chamada popularmente de “Central COVID”.

Lá, os ipanguaçuenses podem realizar gratuitamente testes rápidos, exame sorológico (PCR) swab para detecção da Covid-19, além de contarem com avaliação médica, tudo de graça.

Com as medidas que implementamos, conseguimos retardar o avanço da pandemia do novo coronavírus em Ipanguaçu e em 2021, a esperança de que venceremos este desafio ganhou novos tons: a tão sonhada vacina contra Covid-19 chegou ao nosso município e todos os profissionais de saúde de Ipanguaçu já foram vacinados.

Atualmente, iniciamos a vacinação dos idosos com mais de 75 anos de idade que estão acamados. E em breve, se Deus quiser, todos serão vacinados e poderemos voltar à normalidade.

Saúde sempre foi a nossa prioridade e continuará sendo.

Em 2021, iremos investir ainda mais na saúde do nosso município. Para isso estamos nos preparando para conseguir mais recursos junto ao Governo Federal e também emendas dos nossos deputados e senadores.

Ainda em 2021 iniciaremos a reforma da Maternidade Marola Caldas.

Determinei ao setor de engenharia do município que finalize os procedimentos burocráticos necessários para licitarmos esta importante obra para todos os ipanguaçuenses.

Iremos adquirir novos consultórios odontológicos para melhorar o atendimento odontológico da nossa cidade, substituindo os equipamentos antigos e/ou defeituosos, por outros novos e mais modernos, a licitação já foi concluída e em breve iremos entregar estes novos consultórios ao povo de Ipanguaçu.

Irei destinar um destes novos consultórios para a comunidade de Língua de Vaca, ampliando o atendimento odontológico em nosso município.

Concluímos a licitação para locar duas ambulâncias novas, 0km, para substituir as ambulâncias locadas que já estão velhas, para que os nossos pacientes possam ser transportados com segurança e conforto.

Estamos trabalhando para entregar mais três importantes ações na saúde de Ipanguaçu, ainda no ano de 2021, a instalação de uma Clínica de Especialidades, uma unidade do CAPS e uma clínica de reabilitação em fisioterapia.

Algo que me orgulha, vereador Batista, é saber que as pessoas que moram nas comunidades rurais de Ipanguaçu, não precisarão mais se deslocarem ao centro da cidade para realizar a marcação de consultas e exames, pois nós informatizamos todas as unidades de saúde, e a solicitação poderá ser feita na UBS da comunidade em que a pessoa mora.

Atualmente algumas UBS’s já contam com o serviço, outras ainda estão em fase de implantação devido a problemas de conectividade com a internet. Mas muito em breve todas estarão com este serviço.

Nós mudamos a cara da saúde de Ipanguaçu e vamos continuar dando ao nosso povo uma saúde de qualidade pelos próximos anos.

Mas a verdade, é que nada disto é fácil de se realizar, enfrentamos nos últimos anos uma grave crise financeira, que se agravou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, e é somente com um trabalho comprometido e com uma equipe de servidores empenhada, que conseguimos fazer Ipanguaçu avançar, motivo do meu agradecimento.

Em 2021, continuaremos buscando o equilíbrio das contas públicas para assegurar que os nossos fornecedores, assim como os nossos servidores, recebam em dia, para que possamos entregar ainda mais obras e ações ao povo de Ipanguaçu.

O ano de 2020 nos ensinou que o Poder Público precisa estar atento às necessidades básicas da população.

Como disse, atravessamos um momento de muita dificuldade, em que muitas pessoas perderam os seus empregos e muitas famílias não puderam trabalhar em razão da pandemia.

Por este motivo, um dos primeiros projetos de Lei que estarei enviando à Câmara Municipal de Ipanguaçu no ano de 2021 é o que institui no município de Ipanguaçu o programa BEM (Benefício Eventual Municipal), um programa de transferência de renda para quem mais precisa, com cursos de qualificação profissional para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho.

Com o BEM injetaremos aproximadamente duzentos mil reais na economia do município de Ipanguaçu.

 

É dinheiro circulando no comércio local.

Estamos ainda, buscando parcerias para incentivar a geração de emprego e renda no município de Ipanguaçu, seja por meio do empreendedorismo, do incentivo para que empresas se instalem no município ou por meio de projetos para o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da pesca.

E no ano de 2021, iremos dar uma atenção especial à agricultura.

Vamos realizar manutenções periódicas nas principais estradas vicinais do município, para facilitar não só o deslocamento dos ipanguaçuenses, mas também o escoamento da nossa produção agrícola.

Iremos destinar 1.000 (mil) horas de trator gratuitas para atender os nossos agricultores com o Corte de Terra, por meio do Programa Campo Mais Forte, criado em nossa gestão e que teve o projeto de lei de sua criação, aprovado nesta Casa.

Por falar em trator, fiquei muito feliz, porque com toda dificuldade que atravessamos em 2020, conseguimos adquirir através de parceria com o deputado Rafael Mota, uma patrulha mecanizada completa (incluindo trator, grade de corte de terra, carritela, ensiladeira, entre outros itens).

Eu me considero, vereador Josimar, um Prefeito que gosta de pedir. Peço a todos os deputados, senadores e órgãos, o mais importante é trazer benefícios para Ipanguaçu. Não me envergonho.

E foi com esse pensamento, que em 2020, consegui junto ao DNOCS, a perfuração de sete poços na Zona Rural de Ipanguaçu para amenizar os problemas com abastecimento de água que enfrentamos.

Mas não podemos parar por aí.

Vamos encaminhar projeto de Lei à esta Casa Legislativa para criarmos, oficialmente, como política de governo, o Programa de Fomento à Psicultura no município de Ipanguaçu, como forma de provermos uma fonte alternativa de renda aos ipanguaçuenses que residem na Zona Rural do município e melhor aproveitar áreas improdutivas ou de baixa produção.

 A criação de peixes é um negócio que não ocupa muito tempo, não precisa de muito espaço e é ideal para uma renda extra, além de se poder realizar as atividades com mão de obra familiar.

Realizamos já em 2021, um acordo de cooperação técnica com a EMATER, onde disponibilizamos um servidor do município para atuar junto àquele instituto, além de apoio com material de consumo e expediente.

Segundo o Gestor Regional da EMATER de Assu, vereador Toinho, existem mais de R$100.000,00 (cem mil reais) em projetos para os agricultores familiares do município de Ipanguaçu que poderiam não ser concluídos por falta de um técnico no escritório da EMATER de Ipanguaçu.

Ao ouvir isso, de pronto coloquei a Prefeitura de Ipanguaçu à disposição da EMATER e vamos apoiá-la da mesma forma que apoiamos a Polícia Civil e Militar, hoje presentes de maneira contínua em nossa cidade.

Estamos marcando uma reunião com o Diretor Geral da EMATER/RN para buscarmos mais benefícios para os agricultores de Ipanguaçu e já entramos em contato com o SENAR para ver a possibilidade de disponibilização de cursos para os agricultores do município de Ipanguaçu.

Mesmo com as dificuldades que a pandemia nos impôs, não paramos de trabalhar pelo bem de Ipanguaçu.

Durante a pandemia, conseguimos recuperar 80% (oitenta por cento) dos ônibus da frota escolar do município, com manutenção preventiva e corretiva, além da recuperação de bancadas e restauração da funilaria.

Isso nos possibilitou atender a um sonho antigo dos estudantes ipanguaçuenses, assim que as aulas presenciais retornarem, iremos disponibilizar transporte gratuito para os alunos que estudam nas universidades de Mossoró. Desta forma, transportaremos, gratuitamente, universitários de Ipanguaçu para estudarem em Assu, Angicos e Mossoró.

Ainda durante a pausa que a pandemia nos impôs, tenho orgulho de dizer, climatizamos todas as escolas da Zona Rural do nosso município e iremos expandir isso para a Zona Urbana para que todas as escolas do município sejam climatizadas.

Isso me deixa emocionado, porque nem todas as escolas particulares são climatizadas, mas em Ipanguaçu será diferente!

Mesmo com toda a incerteza sobre o retorno das aulas presenciais, tendo em vista que nem todos foram vacinados e que existem novas cepas da COVID-19 sendo difundidas no estado do Rio Grande do Norte, estamos nos preparando, desde já, para adequar as nossas escolas para a nova realidade de aulas presenciais.

Estamos adquirindo displays de álcool em gel para todas as escolas, termômetros portáveis para aferição de temperatura corporal de todos os alunos antes de entrarem nos ônibus escolares ou nas escolas municipais, além de diversas medidas para recomendas pelos órgãos de saúde.

Durante as visitas que realizo pelo município, observei que ainda existem muitas casas de taipa em Ipanguaçu, o que é uma tristeza para mim, ver que muitas pessoas, em nosso município, ainda não possuem o básico do básico, que é uma moradia digna.

Desta forma, estou planejando uma viagem a Brasília nos próximos dias para pleitear a erradicação das casas de taipas em Ipanguaçu.

Inclusive, eu já pedi isso via ofício ao Presidente da República, quando ele esteve em Ipanguaçu, mas naquela oportunidade não pude estar com ele pessoalmente, em razão da legislação eleitoral e reiterei o pedido ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Contudo, mesmo que Brasília feche as portas para o meu pedido, estou decidido que precisamos fazer alguma coisa para mudar a realidade dessas famílias, então, ainda que seja com os escassos recursos próprios do município, iremos iniciar a substituição das casas de taipa por casas de alvenaria.

O ano de 2020 foi um ano que me ensinou muito. Aprendi que com fé em Deus e foco no trabalho podemos fazer muito mais.

Em 2021, nobres vereadores, vamos continuar. O foco do nosso governo, este ano, estará em três pilares/metas: 1) manter o equilíbrio financeiro; 2) gerar emprego e renda para os ipanguaçuenses e 3) entregar mais obras ao povo de Ipanguaçu.

Não será fácil, eu sei. É uma missão audaciosa, mas me empenharei para realizá-la.

Ainda em 2021 iremos entregar, a obra da Academia do idoso em Pataxó e da Academia da Saúde no bairro Olho D’Água.

Entregaremos ainda o calçamento da Ubarana e de Pedrinhas, além da pavimentação em diversas ruas do nosso município.

Este ano iremos entregar ao povo de Ipanguaçu mais duas unidades de saúde totalmente reformadas: a UBS de Ilha Grande e de Picada.

Realizaremos ainda a recuperação da Caixa D’água do Arapuá, com recursos próprios.

E estamos na fase de elaboração do projeto de iluminação do Estádio Joacyr Fonseca, para que possamos realizá-la ainda este ano. O dinheiro para a obra já está em conta!

Isto tudo, caros vereadores, é fruto de muita dedicação, trabalho, empenho e compromisso com a missão a mim confiada pelo povo de Ipanguaçu.

Esse ano, não tenho dúvidas: Não vamos parar de trabalhar nenhum momento! Contamos com a ajuda de todos vocês e temos certeza que estamos no caminho certo por um Ipanguaçu melhor.

Obrigado!