Polícia prende suspeito de gerenciar rede de "gatos" em Natal

27 de Outubro 2022 - 05h19
Créditos:

A Neoenergia Cosern e a Polícia Militar desarticularam um esquema especializado em fraudar medidores nas Zonas Norte e Oeste de Natal nesta semana. Um homem foi preso em casa na última terça-feira (25), no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste, suspeito de gerenciar uma rede clandestina de furtos de energia, o popular “gato”, no próprio bairro e na Zona Norte da capital. Ele também é suspeito de receptar medidores de energia roubados.

O homem, de 50 anos, foi preso em flagrante por ter a residência na qual mora abastecida por meio de uma ligação clandestina de energia instalada em um medidor roubado. Pelo crime de furto de energia e receptação de material roubado, não cabe fiança. Ele está preso à disposição da Justiça.

Também nesta terça-feira, equipes técnicas da distribuidora, com apoio das Polícia Militar, identificaram e desativaram um “gato” de energia em uma padaria do Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. O proprietário foi conduzido pela autoridade policial para prestar depoimento na 9ª Delegacia de Polícia Civil.

O suspeito e o estabelecimento comercial vinham sendo monitorados há algumas semanas. De janeiro até agora, 4 (quatro) pessoas foram presas pela polícia em todo o Rio Grande do Norte furtando energia elétrica.

De janeiro até setembro, a Neoenergia Cosern fez mais de 46 mil inspeções e identificou 4.240 fraudes. Esse número representa um crescimento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado.

O volume de energia que estava sendo desviado e foi recuperado na Operação Varredura este ano já passou de 18 milhões de kWh e daria para abastecer, por exemplo, um município do porte de Parnamirim por 15 dias (ou cerca de 125 mil residências por 30 dias). Para se ter ideia, o consumo médio de uma residência potiguar gira em torno de 145 kWh por mês.