PMN firma parceria para levar jogos de raciocínio a 58 mil estudantes sem aulas

09 de Abril 2020 - 06h09
Créditos:

A Prefeitura de Natal aderiu ao Programa Mind Lab em Família, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de suspensão das aulas, devido ao novo Coronavírus. O programa atenderá 58 mil alunos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) de 146 unidades de ensino do município e 2.879 professores e educadores infantis em pleno exercício de sala de aula.

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. Dessa forma, será possível dar continuidade ao estudo dos alunos e docentes, envolvendo até os familiares, mesmo em casa.

"O Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, COO da Mind Lab. "O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar ao máximo os impactos da crise na educação e ajudar as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período. Alinhamos a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e o engajamento das famílias às necessidades do mundo atual", pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas. Os conteúdos irão estimular a criatividade e o protagonismo no estudante, o engajamento das famílias, o aprimoramento profissional contínuo da equipe da rede e contará com monitoramento e avaliação. Os materiais podem ser acessados pelos professores por meio do portal www.infoprofessor.com.br e, posteriormente, compartilhado com os alunos.

"A suspensão das aulas se fez necessária para que possamos proteger nossos alunos e toda a comunidade escolar da contaminação, evitando que Natal apresente uma curva ascendente na Pandemia. Temos cerca de 58 mil alunos em casa, desde a Educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos, compreendemos que a rotina familiar foi dramaticamente alterada, mas criamos uma página online, na qual serão disponibilizados links para que os professores por opção enviem aos alunos essas atividades, as quais não caracterizam aulas à distância, tampouco pagamento de dias letivos", explica a professora Cristina Diniz, Secretária Municipal de Educação da Cidade do Natal.

"Nesse sentido, é importante contar com a parceria da Mind Lab, pois é um parceiro que oferece um suporte pedagógico interativo por meio de jogos de raciocínio, muito importante, principalmente nesse momento quando os alunos estão em isolamento social. Temos como objetivo preencher as horas dos alunos de forma lúdica, e prazerosa, para que a aprendizagem esteja sempre presente", pontua a professora Cristina Diniz, reiterando que não há obrigatoriedade de o professor compartilhar atividades com os alunos, pois entende-se que alguns e suas famílias não possuem condições para orientar atividades a distância.