PGR pede ao STF abertura de inquérito sobre Janones

02 de Dezembro 2023 - 04h28
Créditos:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira, 1º, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a suposta prática de rachadinha no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG) na Câmara. O pedido é assinado pela vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho, número 2 da PGR e braço-direito da PGR interina, Elizeta Ramos.

A vice-procuradora-geral da República Ana Borges informou que, na avaliação da PGR, há indícios “sugestivos” que justificam a abertura de uma investigação. Segundo a procuradora, com base em informações preliminares, o deputado pode será investigado por associação criminosa, peculato e concussão.

pedido se baseia em áudio tornado público nesta semana, onde parlamentar supostamente solicita a assessores o repasse de parte de seus salários A PGR afirma que é necessário investigar se Janones se associou aos assessores para desviar dinheiro público ou se exigia parte dos salários dos funcionários em troca das nomeações. “Tal como reportados, os fatos são graves e há indícios suficientes sugestivos”, escreveu a vice-procuradora.

 

O processo ainda não foi distribuído. Caberá ao ministro do STF relator decidir se autoriza ou não a instauração do inquérito.

Áudios

Como mostram os áudios revelados nesta segunda-feira, 27, Janones sugeriu a criação de uma “vaquinha” mensal entre os servidores de seu gabinete na Câmara dos Deputados . Na gravação, revelada pelo portal Metrópoles e datada de 2019 (primeiro ano do primeiro mandato de Janones), o parlamentar afirmou que o dinheiro arrecadado seria utilizado para financiar a campanha de seu grupo político em 2020.

Nós vamos dividir o valor entre nós, inclusive eu. Isso é, todos. E isso é legal. Às vezes, você confunde isso com devolver salário. Devolver salário é você ficar lá na sua casa dormindo, me dá seu cartão, todo mês eu vou lá e saco e deixo só um salário pra você. Isso é devolver salário“, diz Janones no áudio.

Fonte: O Antagonista