PF prende hacker suspeito de invadir sistema do TSE

28 de Novembro 2020 - 10h39
Créditos:

Uma operação coordenada pela Polícia Federal em parceria com a polícia portuguesa prendeu hoje um suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que divulgou dados do tribunal no dia do primeiro turno da eleições municipais. A prisão ocorreu em Portugal.

Três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares também estão sendo cumpridos em Minas Gerais e São Paulo. Em Portugal, além da prisão do suspeito, um mandado de busca e apreensão está em execução.

Segundo a PF, "o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE" no primeiro turno das Eleições de 2020, realizado no dia 15 de novembro.

Nesta semana, o grupo português CyberTeam, liderado pelo hacker conhecido como Zambrius, assumiu publicamente a autoria do vazamento de dados privados e do ataque cibernético ao TSE durante o primeiro turno. Não há confirmação se a prisão de hoje está relacionada a este grupo. 

Fonte: Uol