PF fez operações em 2023 contra CV do Acre, facção dos fugitivos no RN

14 de Fevereiro 2024 - 13h47
Créditos: Reprodução PF

 

Os dois presos que realizaram a primeira fuga de um presídio federal no Brasil, em Mossoró (RN), são ligados ao Comando Vermelho (CV) do Acre, estado que mais teve operações especiais da Polícia Federal contra facções criminosas em 2023, somando 18 investidas desse tipo contra criminosos.

Deibson Cabral Nascimento, o “Tatu”, e Rogério da Silva Mendonça fugiram do presídio federal do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (14). É a primeira fuga registrada nas cinco prisões administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, segundo confirmou a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Em 2023 foram registradas 18 operações especiais da PF contra facções criminosas no Acre. A maioria delas, 16, foi contra o CV. As outras duas foram contra o Bonde dos 13 (B13) e o Sindicato do Crime.

Também no ano passado, em julho, uma rebelião de mais de 24 horas terminou com cinco detentos mortos no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, em Rio Branco, capital acreana. Três dos mortos foram decapitados.

A rebelião começou depois que presos do CV invadiram a ala de rivais das facções B13 e Primeiro Comando da Capital (PCC). Deibson e Rogério estariam ligados a essa rebelião e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após o massacre.

Com informações de Metrópoles