Petistas que hoje defendem Moraes o chamavam de “golpista” em 2016

09 de Abril 2024 - 06h33
Créditos: Antônio Augusto/Secom/TSE

Apesar de terem saído em defesa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes depois dos ataques do dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, os petistas já classificaram o magistrado como “golpista” em 2016 e 2017. As declarações foram postadas na mesma rede social.

À época, Moraes era ministro da Justiça do então presidente Michel Temer (MDB), que assumiu o governo depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A sucessão é considerada pelo Partido dos Trabalhadores um golpe.

Nesse período, o perfil do PT no X postava tweets chamando o ministro de “golpista”. Uns levam a links de reportagens do site do partido criticando o magistrado. Alguns desses posts foram deletados.

O magistrado ficou no cargo de maio de 2016 a fevereiro de 2017, quando foi indicado à Suprema Corte por Temer. 

À época senadora, a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann (PR) criticou a sua indicação durante a sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa Alta. Disse que o seu ingresso na Suprema Corte era “prejudicial à democracia”.

Agora, Gleisi defende o ministro dos ataques do dono do X e diz reconhecer o seu papel na “defesa dos direitos e garantias constitucionais” contra quem o ataca.

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirma que Moraes “protege a democracia”.

Com informações do Poder360