Pesquisa que dá vitória a Lula disse que Bolsonaro perderia para todos em 2018

14 de Maio 2021 - 10h56
Créditos:

A pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (12), que deu vitória a Lula sobre Bolsonaro, fez lembrar aos apoiadores do atual presidente as pesquisas divulgadas pelo mesmo instituto na última eleição presidencial, quando, segundos os números, Bolsonaro perderia para todos os concorrentes no segundo turno.

Em setembro de 2018, o então candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, ficou atrás em todas as simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha.

Em uma pesquisa anterior, divulgada no mesmo mês, Bolsonaro perdia apenas para Ciro Gomes (PDT) nas simulações de segundo turno e estava empatado numericamente ou tecnicamente com Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).

Naquela época, Ciro era o único que venceria em todas as simulações em que aparecia. Além de Bolsonaro, ele superava Haddad e Alckmin.

Na nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada na última quarta-feira (12) pelo jornal Folha de S.Paulo, os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022 foram divulgados assim.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

Lula (PT): 41%

Jair Bolsonaro (sem partido): 23%

Sergio Moro (sem partido): 7%

Ciro Gomes (PDT): 6%

Luciano Huck (sem partido): 4%

João Doria (PSDB): 3%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 2%

João Amoêdo (Novo): 2%

Brancos/nulo/nenhum: 9%

Não sabe: 4%

 

Pesquisa espontânea de intenções de voto no 1º turno

Lula (PT): 21%

Jair Bolsonaro (sem partido): 17%

Ciro Gomes (PDT): 1%

Outros: 2%

Brancos/nulo/nenhum: 8%

Não sabe: 49%

O levantamento do Datafolha foi realizado entre em 11 e 12 de maio em 146 cidades e entrevistou 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.