Créditos: Magnus Nascimento
O serviço de patinetes elétricos começou a operar em Natal no domingo (21) com regras específicas de circulação, estacionamento e segurança. Apenas maiores de 18 anos podem usar, sempre em ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, retirando e devolvendo os veículos em pontos indicados no aplicativo da empresa.
O uso incorreto já gerou repercussão nas redes sociais, levantando dúvidas sobre áreas permitidas, penalidades e segurança. Usuários que descumprirem as regras podem ter a conta banida.
O que pode
Circular em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
Usar de forma individual.
Consultar mapa de circulação e estacionamentos no app.
Receber orientação das equipes em pontos estratégicos.
Utilizar capacete e proteção (recomendado, não obrigatório).
O que não pode
Andar em ruas ou calçadas fora da rota.
Transportar passageiros, cargas ou animais.
Usar sob efeito de álcool.
Estacionar fora dos pontos indicados (o patinete não desliga e continua cobrando).
Retirar bateria ou levar para casa.
Circular em áreas não autorizadas (o equipamento trava).
A STTU informou que o serviço está em período de teste de 120 dias. Segundo a diretora de Fiscalização, Emily Vasconcelos, o uso deve priorizar as ciclofaixas da cidade. A gerente da empresa, Eduarda Brito, destacou que os estacionamentos estão marcados com um “P” azul no aplicativo e que a recarga das baterias é feita apenas pela equipe responsável.


