Parnamirim: Aluno do RenovaBR promove revitalização de biblioteca em escola

01 de Outubro 2019 - 19h08
Créditos:

A Biblioteca Vinícius de Morais, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no município de Parnamirim, será reinaugurada neste sábado (05). O trabalho de revitalização foi realizado pelo projeto RenovaBR, através do aluno e voluntário, Daniel Mendes. A ação acontecerá a partir das 09 horas da manhã e tem o objetivo de promover a educação como fator de construção de um futuro melhor para o país.
 
Daniel explica que o trabalho surgiu através de uma proposta do RenovaBR para seus 1400 alunos espalhados em 445 cidades envolvidas. Todas as ações são desenvolvidas com arrecadação própria, doadores e voluntários.
 
 “Como a minha pauta é muito voltada para a educação, eu conversei com os professores e a diretoria da escola e vimos à necessidade de revitalizar o espaço de leitura para que as crianças se sintam mais confortáveis para realização de atividades no local”, disse Daniel.
 
Durante a reinauguração haverá apresentações culturais dos alunos da escola, recitando poesias, e artistas locais. O repertório musical se desenrolará desde as músicas de Vinícius de Morais, que dá nome ao espaço literário, e ritmos regionais.
 
Além da revitalização, será implantada na escola uma casa itinerante, aonde a professora de literatura vai levar de sala em sala para criar todo um ambiente de incentivo à leitura para as crianças.
 
“Ações como essa são importantes, pois conforme aponta à colunista da Folha de São Paulo, Érica Fraga, cada dólar investido na pré-escola pode dar um retorno de até sete dólares para à sociedade. Portanto é rentável investir em educação”, apontou.
 
Revitalização na prática
 
Segundo Daniel, apesar de o espaço de leitura da escola estar em melhores condições que a média das escolas, alguns problemas estruturais foram encontrados como infiltrações, ar condicionado que não estava funcionando, móveis bem antigos e deficitários.
 
“Acionamos um técnico para manutenção do ar condicionado, um artista plástico que fará alguns desenhos, vamos pintar as paredes, resolver a questão das infiltrações, trocar algumas lâmpadas que estão queimadas, trocar a porta que – por causa da chuva - já estava um pouco ‘fofa’. Além disso estamos arrecadando livros para ajudar no acervo”, afirmou.
 
Sobre o RenovaBR
 
O instituto seleciona e prepara pessoas do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar pessoas dispostas a dialogar e que tenham comprometimento ético.
 
O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.