Operação prende dois suspeitos por homicídio na Zona Norte de Natal

08 de Maio 2025 - 06h54
Créditos: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (7), a “Operação Captionem”, com o objetivo de cumprir dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão domiciliar. A ação teve como alvos dois suspeitos de envolvimento em um homicídio qualificado ocorrido na Zona Norte da capital potiguar.

O crime aconteceu na madrugada do dia 12 de agosto de 2024, por volta da 1h, na Praça de Nordelândia, situada na Rua Manoel Pacífico de Medeiros, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal. Na ocasião, a vítima, Marcos Paulo Melo de Moura, conhecido como “Mortadela”, participava de uma confraternização em comemoração ao Dia dos Pais, quando foi monitorado por integrantes de uma facção criminosa até ser, ao final da festa, cruelmente executado com diversos disparos de arma de fogo.

Segundo as investigações, a motivação do crime estaria ligada ao fato de que Marcos Paulo mantinha vínculos de amizade e familiares com policiais militares, sendo por isso “decretado” por membros da facção criminosa. O grupo suspeitava que ele estivesse repassando informações às forças de segurança.

Durante o cumprimento dos mandados, foram presos uma mulher, apontada como liderança da facção no loteamento Nordelândia, e um homem investigado por envolvimento em diversos homicídios. As diligências contaram com o apoio de equipes da DHPP de Natal.

A operação foi intitulada “Captionem”, termo em latim que significa “armadilha” ou “cilada”, fazendo alusão ao modo como a vítima foi atraída e morta em sua própria comunidade, onde se sentia segura.

Os presos foram conduzidos à sede da DHPP, onde passaram pelos procedimentos legais, e posteriormente encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.