Onde era: O escritório do ADP em Natal?

27 de Maio 2023 - 19h17
Créditos:

É muito comum encontrar na internet fotos antigas, seja de prédios, pessoas, ruas ou praças, que são comparadas com imagens mais modernas ou atuais. Vamos iniciar uma série de postagens no blog com esse intuito e além, pois também queremos contar um pouco da história que cerca a imagem.

Começaremos com a foto do escritório do Airport Development Program (ADP) em Natal, um programa que envolvia um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos com objetivo de investir na infraestrurua aeroportuária e que tinha como a principal beneficiária a Pan Am (PAA) e sua subsidiária brasileira, a Panair do Brasil, ainda em 1941.

A referida imagem foi publicada inicialmente pela revista Life, em 1941, e nos dias atuais pertence ao banco da Getty Image. Por muitos anos, acreditava-se não ser Natal, com alguns pesquisadores apontando como Recife, Pernambuco. Contudo, o blog P-47 acredita que desvendou o mistério. A foto mostra o escritório de projetos do ADP, com diversos técnicos e pranchas de trabalho e uma janela , que tem ao fundo alguns soldados na porta de uma edificação.

Acreditamos que a sala dos engenheiros ocupasse o primeiro andar de um sobrado, localizado na esquina das ruas Duque de Caxias e Quinze de Novembro na Ribeira. Atualmente, é possível reconhecer as portas e janelas. Do outro lado da rua identificamos parte do térreo do Edifício Varela, na Duque de Caxias, 51. Na época da guerra, o Exército Brasileiro tinha uma repartição no local, por isso, os soldados na porta.

Porta (1) e janelas (2) identificadas nos dias atuais (Reprodução: Google Earth).

Porta (3) e detalhe arquitetônico (4) identificadas nos dias atuais no edifício Varela (Reprodução: Google Earth).

Em breve postaremos mais fotos e apontaremos onde fica nos dias atuais.