22/07/2019 18:12
OAB/RN entrega lista sêxtupla do Quinto Constitucional do TRT21
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Aldo Medeiros, entregou nesta segunda-feira (22) ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, a lista com os seis advogados indicados para o Quinto Constitucional daquela Corte. A vice-presidente Rossana Fonseca e o diretor-tesoureiro da OAB/RN, Alex Gurgel, participaram do ato, que marcou o encerramento da participação da Seccional Potiguar no processo de escolha do futuro (ou da futura) desembargador(a) do TRT 21. Atualmente, o TRT/RN tem 10 desembargadores.
Com a entrega oficial da lista, cabe agora à Corte Trabalhista conduzir o processo do Quinto Constitucional. O presidente Bento Herculano informou que, embora ainda não tenha condições de estipular um prazo, há interesse em dar “celeridade” à votação que será feita pelo pleno do Tribunal. “A celeridade interessa a todos, ao TRT21 também”, destacou o desembargador durante a audiência que contou ainda com as presenças dos seis candidatos integrantes da lista definida pela OAB/RN: Marcelo Barros, Eduardo Rocha, Marisa Almeida, Augusto Maranhão, Lúcia Jales e Eduardo Gurgel.
Antes da votação em seu pleno, o Tribunal fará uma audiência pública para que os integrantes da lista sêxtupla tenham a oportunidade de se apresentar à Corte e responder a questionamentos dos desembargadores. O presidente do TRT21 ainda revelou no encontro que a tendência é que a instituição promova uma votação aberta, com os desembargadores declarando seus votos na sessão de escolha.
“Evidentemente, os desembargadores terão suas opções, mas garantimos que o processo será feito com toda a isenção”, pontuou Bento Herculano, que elogiou a OAB/RN pela maneira como compôs a lista dos seis representantes da advocacia potiguar para a função, via eleição direta. “Vejo que a OAB adotou a forma mais democrática de escolher os nomes da classe para o Quinto Constitucional”, definiu o desembargador.
O presidente Aldo Medeiros expressou sensação de “dever cumprido” ao entregar a relação dos seis advogados postulantes ao TRT21. E salientou que, mesmo com o fim da participação direta da OAB/RN no processo, a entidade seguirá acompanhando as próximas etapas. “Estamos muito conscientes de que demos uma excelente contribuição para a Corte, porque houve uma consulta muito ampla e democrática para que todos os advogados que quisessem opinassem sobre quem indicaria como julgadores nos processos trabalhistas. Cumprimos com nosso dever. O processo foi extremamente participativo, sem nenhum incidente, houve elogios à comissão eleitoral e à postura dos 23 candidatos que concorreram às vagas na lista”, detalhou Aldo Medeiros.
Também participaram da audiência de entrega da lista sêxtupla o desembargador trabalhista José Barbosa Filho, os ex-presidentes da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira e Adilson Gurgel, o presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Seccional RN (Comatra), Roberto Amorim, e o presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), Gleydson Soares.
O pleito do Quinto Constitucional do TRT21 na OAB/RN ocorreu no último dia 12 de julho, sendo a primeira vez em que os advogados potiguares puderam escolher em eleição direta os seus representantes para a Corte Trabalhista do RN. A lista sêxtupla definida na votação dos advogados será apreciada pelos membros do TRT e reduzida pelos desembargadores a uma lista tríplice. Os três nomes que forem escolhidos no Tribunal serão remetidos ao Presidente da República, a quem caberá decidir aquele que vai preencher a vaga aberta na Corte Trabalhista, em decorrência do falecimento do desembargador Júnior Rêgo no início do ano.
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADAS
Carlos Bolsonaro já falava em "pavão" há mais de uma semana
BLOGS
Cultura no Ponto
Por: Iva Câmara
Neste domingo tem Show da Luna em Natal
Blog do Kolluna
Por: Kolberg Luna
Uma noite de Rei
Turismo & Negócios
Por: Cristina Lira
Cristina Lira apresenta com exclusividade o Sambaqui Catamarã na TV Futuro
P-47 Aviação e História
Por: Leonardo Dantas
O Dornier Do X
Sobre Rodas
Por: Diego Campelo
Caminhões elétricos serão financiados pelo BNDES
Sérgio Trindade
Por: Sérgio Trindade
A empáfia econômica de Lula e o Brasil de hoje
Plano Detalhe
Por: João Victor Wanderley
Brasileiro inscrito no Oscar, Cinegastroarte e Libertadores chegam aos cinemas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bolsonaro diz que governo honra militares e respeita o povo
Polícia Federal já apreendeu 5,8 toneladas de cocaína no RN em 2019
Brasil e Paraguai terão livre comércio de automóveis
PF prende cinco e apreende 1,2 tonelada de cocaína na Grande Natal