O quinta-colunismo de Simone Tebet

25 de julho 2023 - 16h29
Créditos:

A atual ministra do planejamento, Simone Tebet, emergiu há quase uma década como uma liderança de centro e assim se apresentou na última campanha presidencial, mas possivelmente fez um dos maiores estragos na articulação de uma alternativa democrática-liberal, de centro, para o Brasil, do que os ataques dos populistas de esquerda, que seguem Lula, e os populistas de direita, que têm em Bolsonaro seu líder.

É sintomático dos novos velhos tempos de PT no poder, com o governo anunciado um novo pré-sal, distribuindo dinheiro para alavancar a venda de carros populares, com o presidente recebendo e paparicando ditador(es) e revivendo o antiamericanismo e um certo clima de guerra fria, etc. Em suma, um museu de grandes novidades.

Simone Tebet se travestiu de terceira via e, logo que foi possível, vendeu-se ao governo, dificultando sobremaneira a possibilidade do surgimento de uma oposição democrática, pois deixou órfãos muitos dos seus eleitores, que acreditaram ser possível tê-la como uma democrata liberal, não populista.

O caso da Simone chega a ser patético, como é possível verificar no vídeo abaixo (https://www.youtube.com/shorts/NKpE8PPxowU), pois ela parece estar se esforçando para mostrar, para os seus pares e para todos, que se converteu realmente ao lulismo.

A senadora e hoje ministra corria o risco de passar para a história como um exemplo de quinta-coluna. Hoje parece, apenas, uma chaleira do Palácio do Planalto.

Não adianta, porém, o esforço tebetiano, porque dificilmente Lula e o PT aceitam trânsfugas como dignos de confiança para ocupar cabeça de chapa presidencial. Talvez nem cogitem para ela alguma posição política estrategicamente importante.