O que é embolia pulmonar maciça, causa da morte da influenciadora Luana Andrade

09 de Novembro 2023 - 03h51
Créditos:


Luana Andrade morreu nesta terça-feira (7) após complicações de uma lipoaspiração. Ex-participante do Power Couple Brasil e assistente de palco no SBT, ela tinha 29 anos. A cirurgia foi realizada por uma equipe médica particular contratada pela família dela.

O Hospital São Luiz do Itaim, na capital paulista, onde o procedimento foi realizado, informou que a causa da morte foi embolia pulmonar maciça. Após duas horas e meia de cirurgia, Luana teve uma intercorrência abrupta respiratória e uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada.

O que é embolia pulmonar?


É um quadro em que coágulos obstruem as artérias do pulmão. Na maioria das vezes, esses coágulos são formados nas veias das pernas e da pélvis e, liberados na corrente sanguínea, chegam a outras partes do corpo.

Cirurgias extensas são um dos fatores de risco para embolia pulmonar. Outros incluem:

Insuficiência cardíaca; 
Câncer;
 Ficar muito tempo imóvel;
Obesidade;
 Tabagismo; 
Traumas.

O que é embolia pulmonar maciça?


A embolia pulmonar é classificada de acordo com os efeitos que provoca no organismo.

Quando é maciça, há queda da pressão arterial por mais de 15 minutos, taquicardia, falta de ar e parada cardíaca. Essa é uma classificação de alto risco e pior prognóstico.

Nesses casos, o acúmulo de coágulos no interior das artérias pulmonares é bem maior do que em cenários de baixo risco, o que impede a chegada de sangue aos pulmões e baixa a oxigenação imediatamente.

Em poucos minutos ou horas, a pessoa pode sofrer uma parada cardíaca irreversível ou uma sucessão de paradas, como ocorreu com Luana.

Como tratar embolia pulmonar

O hospital onde Luana fez o procedimento disse que ela foi encaminhada à UTI para tratamento medicamentoso e hemodinâmico.

De modo geral, a embolia pulmonar é tratada com medicamentos anticoagulantes. Nos casos de alto risco, deve-se considerar cirurgia ou terapia guiada por cateter. A embolectomia é o procedimento cirúrgico para retirada dos coágulos.

Com informações de UOL