
O presidente Lula vai passar o feriado amargando uma coleção de derrotas que escancararam a fragilidade na articulação política do Planalto. O governo sofreu uma goleada no Congresso na terça-feira (28), quando parlamentares derrubaram a saída temporária de presos; mantiveram um veto de Jair Bolsonaro que impede a punição contra fake news; e aprovaram decisões que vão na contramão do que o Planalto queria.
E esse é só o começo da goleada, que contou não só com a jogada da oposição, mas da própria base de apoio do governo. Líderes tentam minimizar a derrota, mas, nos bastidores, já se fala em escalar novos nomes para uma reforma ministerial.
A jornalista Natuza Nery analisou a situação.
“Vou dizer o que ouvi de um importante líder político. ‘Como é que você definiria a situação atual?’, e ele respondeu: ‘É a Arca de Noé, sem Noé, no meio do dilúvio’. E ‘sem Noé’ é sem o Lula. (...) O núcleo do governo é politicamente medíocre. Quem está no Palácio do Planalto agora não está dando conta do recado. (...) O que todo mundo com juízo está dizendo no Congresso Nacional, seja do PT, fora do PT, simpatizantes do governo, pessoas mais próximas, tropa de choque, é: tem que mudar a cúpula do governo agora. Mudar os ministros que estão no dia a dia em negociação com o Congresso Nacional.”
Ver essa foto no Instagram
Com informações da Globo News