Nutricionista lista 5 alimentos que ajudam a superar o desejo por doce

31 de Dezembro 2023 - 08h57
Créditos: Andrii Borodai/Getty Images

Quer diminuir o consumo de açúcar após se deliciar com as iguarias das festas de fim de ano? A nutricionista norte-americana Julie Upton tem dicas valiosas para lidar com esse desejo irresistível. De acordo com a especialista, existem alguns alimentos que ajudam a superar o desejo por doce.

A ideia não é eliminar o açúcar de vez do cardápio, afinal, essa abordagem exige tempo e comprometimento. Julie sugere combinar os doces com macronutrientes reguladores de açúcar no sangue, como as fibras, que promovem não apenas o controle do desejo por açúcar, mas também beneficiam a saúde.

Frutas com cobertura de chocolate amargo

“Morangos cobertos de chocolate são uma ótima maneira de obter um pouco de doçura porque são uma boa fonte de fibras e outros compostos bioativos que ajudam a retardar a liberação de carboidratos na corrente sanguínea. Além disso, o chocolate amargo contém flavonóides que ajudam a melhorar a saúde do coração”, explicou Julie.

Chiclete sem açúcar

De acordo com a nutricionista, um chiclete sem açúcar pode ser a chave para acabar com o desejo por doces. “Diversas pesquisas sobre goma de mascar mostram que ela pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a capacidade de atenção”.

Barrinha de cereal

“Uma barrinha de cereal proteica é uma das minhas maneiras favoritas de me fazer sentir como se estivesse saboreando um doce. Procuro barras que tenham menos de 8 gramas de açúcar adicionado e não mais que 200 calorias. Existem centenas de opções para escolher no mercado”, orientou Julie.

Fruta seca

As frutas secas são uma ótima opção para “enganar” a vontade de doce. Segundo a norte-americana, elas fornecem todas as vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes benéficos. Deve-se manter as porções sob controle, pois as calorias podem aumentar rapidamente. “Por exemplo, cinco a seis damascos secos têm cerca de 110 calorias, enquanto três damascos frescos têm cerca de 60 calorias”.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é uma maneira maravilhosa de combater o desejo por algo doce e achocolatado ao mesmo tempo. “Ele tem níveis mais elevados de cacau, que contém antioxidantes benéficos que ajudam a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco geral de doenças cardíacas”.

Julie recomenda procurar chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau , além de saboreá-lo com moderação para manter as calorias sob controle.