Novo vídeo mostra advogada suspeita fugindo durante confusão com jornalistas em Natal

13 de julho 2021 - 12h22
Créditos:

Novas imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostram momentos da confusão entre jornalistas e advogados na saída da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal na noite da última segunda-feira (12). Segundo o veículo de comunicação, os jornalistas foram agredidos enquanto uma advogada, acusada de receber um bilhete suspeito de um apenado no pavilhão 5 de Alcaçuz saía às escondidas para não ser filmada.

Segundo o Via Certa, a advogada teria sido detida em Alcaçuz ao receber um bilhete de um apenado para repassar a um chefe de facção criminosa. Advogados representando a OAB RN chegaram à delegacia e, na saída, houve um empurra-empurra que acabou atingindo um câmera que tentava filmar a advogada. No meio da confusão, a advogada sob suspeita entrou em um carro e saiu sem ser filmada.

De acordo com Hudson Silvestre, do Via Certa, a equipe de reportagem foi a todo tempo coagida. Na porta da delegacia havia um carro do setor de Fiscalização de Prerrogativas da OAB-RN.

Na saída da delegacia, um homem ainda não identificado empurrou o profissional de filmagem do Via Certa Natal e iniciou-se uma confusão. Ainda segundo o Via Certa, os advogados também usaram palavras de baixo calão contra os presentes. A equipe de reportagem registrou um boletim de ocorrência contra os agressores.

POLÍCIA PENAL

Segundo a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista, “existiam alguns pedidos ilícitos à advogada”. Ela espera que as investigações sejam aprofundadas para que a polícia descubra quem está envolvido no possível esquema.

“Queremos que o Ministério Público acompanhe [as investigações] e também a própria OAB que também faça essa investigação, porque se for preciso cortar na pele tem que ser cortado na pele, porque o crime não pode prevalecer seja quem for”, disse a presidente sindical.

Assista ao vídeo da confusão:

OAB

Por meio de nota, a OAB-RN frisou que ao chegar na delegacia a autoridade policial que conduziu o procedimento entendeu não haver crime, e/ou indícios de crime praticado pela advogada, entendendo pela atipicidade da conduta.

A Ordem também nega que representantes da OAB teriam entrado em conflito com a imprensa jornalística, naquela ocasião.

“Importante frisar, que outros advogados, também, estavam no local, prestando solidariedade a causídica assistida, como forma de resguardar e preservar a sua imagem ao deixarem a delegacia de plantão. No entanto, se percebe pelas imagens publicadas, que um cidadão de camisa vermelha ainda não identificado, avançou em direção ao grupo de advogados iniciando o tumulto, diz trecho da nota.

LEIA A NOTA DA OAB-RN NA ÍNTEGRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Norte, vem a público esclarecer alguns fatos veiculados nos órgãos de imprensa na manhã desta terça-feira 13/07/2021.

Na data de ontem, a procuradoria de prerrogativas da OAB/RN foi acionada para realizar o acompanhamento de uma advogada que foi a delegacia de plantão zona sul para fins de esclarecimento de determinado fato, ocorrido no presídio Rogério Coutinho Madruga PV 5;

2-            Importante frisar, que ao chegar na delegacia a autoridade policial que conduziu o procedimento, entendeu que não havia crime, e/ou indícios de crime praticado pela advogada, entendendo pela atipicidade da conduta ali narrada;

3-            Não obstante, o procurador de prerrogativas, permaneceu no recinto e acompanhou todo procedimento até o seu desfecho, inclusive, o veículo oficial da OAB deixou o local, juntamente com o procurador de plantão antes do incidente registrado nas redes sociais;

4-            Todavia, a matéria veiculada de que representantes da OAB teriam entrado em conflito com a imprensa jornalística, naquela ocasião, não procede;

5-            Importante frisar, que outros advogados, também, estavam no local, prestando solidariedade a causídica assistida, como forma de resguardar e preservar a sua imagem ao deixarem a delegacia de plantão. No entanto, se percebe pelas imagens publicadas, que um cidadão de camisa vermelha ainda não identificado, avançou em direção ao grupo de advogados iniciando o tumulto;

6-            Neste sentido, a OAB/RN ressalta a importância isenta na apuração dos fatos, em estrita observância aos princípios da presunção de inocência, devido processo legal, ampla defesa e contraditório, inseridos na Constituição Federal, além, do respeito às prerrogativas da advocacia, pilares do estado democrático.

Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado do Rio Grande do Norte