Novo Plano Diretor e demanda por imóveis aquece mercado imobiliário em Natal

24 de Outubro 2024 - 15h41
Créditos: Moura Dubeux Divulgação

O mercado imobiliário tem iniciado uma nova geração de negócios em todos o país, especialmente no período pós pandemia. Em Natal, a aprovação do novo Plano Diretor ajuda a resgatar uma série de benefícios para o mercado que estavam defasados com o antigo Plano. 

Essa guinada, somada a demanda reprimida de oferta de imóveis na capital, gera um novo contexto para o mercado imobiliário, afirma o gerente Gerente da Moura Dubeux e Mood no RN, Wescley Magalhães. De acordo com Wescley, desde o último boom imobiliário que Natal viveu, há aproximadamente 10 anos, herdou-se um "estoque" alto em relação a demanda da cidade. As famílias de renda média são as mais afetadas pela escassez de empreendimentos. "De lá pra cá esse estoque foi consumido, em que soma-se o contexto atual de necessidade de apartamentos, de Plano Diretor novo e agora essa demanda reprimida gera um cenário novo em que se permite o lançamento e a retomada dos negócios imobiliários", afirma.

A Mood, empresa da Moura Dubeux, lançou no mês de setembro para o mercado natalense, o Mood Candelária. Este é o segundo edifício residencial da Mood em Natal, que recém completou um ano de atuação. A Mood aposta em projetos modernos e funcionais, a preços competitivos e localizações estratégicas. O foco são famílias que possuem renda média mensal entre R$ 12 mil e R$ 15 mil, já que os preços atuais, que não foram acompanhados pelo poder aquisitivo desse público, são um gargalo.

Wescley Magalhães, gerente de Incorporação da Moura Dubeux e Mood no RN

Wescley Magalhães reforça que a empresa entende bem as características do mercado local, o que permite a entrega de um produto que corresponde aos anseios dos clientes. "Esta localização de Candelária, por exemplo, é uma das mais exclusivas do bairro, o que também é reflexo do novo Plano Diretor de Natal, que permitiu a construção em novas áreas da capital potiguar, mas com uma ocupação inteligente do solo urbano e desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Dentro desse novo cenário propício a lançamentos imobiliários, Wescley destaca que o Mood também traz características de inovação tecnológica, tais como fechaduras digitais e recargas para carro eletricos, que contemplam o perfil sócio econômico dessas famílias de renda média. "Por ocasião da inflação, a renda dessas pessoas se desenquadrou em função do crescimento do preço dos imóveis, então essa média renda ficou desassistida e a Moura Dubeux se reinventa e lança sua segunda empresa, a Mood".

Além do Rio Grande do Norte, estado escolhido para receber o primeiro lançamento da Mood - Mood Parque das Dunas - a empresa da Moura Dubeux segue sua expansão pelo Nordeste e hoje já conta com empreendimentos lançados em Recife, Fortaleza e Salvador. A expectativa é que em 2025 em todas as sete praças do Nordeste em que a Mora atua, haverá empreendimento Mood.

Wescley atribui o sucesso da Moura Dubeux em Natal à credibilidade e maturidade empresarial dos projetos apresentados. "Em Natal já são 17 anos. E a perfomance de 28 empreendimentos entregues no prazo reforça a credibilidade da construtora e a posiciona como uma empresa querida na nossa cidade. São os valores da empresa e o compromisso de fazer o melhor produto para nossos clientes, com a melhor experiência é o que contribui para nosso sucesso", afirma Wescley.

A Moura, por sua vez, voltada para o público de alta renda, aposta em um novo projeto na capital, de olho nas inovações do PDN, com o Trairi 517 (empreendimento de alto padrão, com 72 unidades), em Petrópolis. "A gente consegue através da Mood e através Moura Dubeux ofertar um portifólio que vai desde a média renda até a alta renda com a mesma qualidade, seriedade e transparência", conclui Wescley.

Trairi 517: edifício residencial de alto padrão, em Petrópolis, é o mais recente lançamento da Moura Dubeux em Natal

No terceiro trimestre deste ano, a Moura Dubeux realizou R$ 1 bilhão em vendas, com quatro projetos que incluem, além da capital potiguar, lançamentos em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Manguinhos (PE). Os quatro lançamentos somam valor geral de vendas líquido de R$ 1,1 bilhão. Cerca de 600 empregos são gerados pela Moura Dubeux apenas em Natal.

Quanto às vendas, que totalizaram 1.136 unidades, o montante de R$ 1 bilhão significou aumento de 146,2% ante o terceiro trimestre de 2023 e de 104,4% em relação ao segundo de 2024. No acumulado até setembro, registraram-se R$ 1,8 bilhão, com crescimento de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

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