Navio da Marinha e helicóptero da FAB realizam resgate no litoral do nordeste

09 de Fevereiro 2024 - 12h22
Créditos:

O Navio Patrulha “Macau” (P-71) da Marina do Brasil e um helicóptero H-36 “Caracal” da Força Aérea Brasileira participaram de uma operação de busca e salvamento, a partir de Natal, na tarde da quinta-feira, 8, no litoral do nordeste.

A missão foi para resgatar um pescador que se feriu no mar e precisou de evacuação aero médico.

Abaixo nota à imprensa divulgada pelo comando do 3 Distrito Naval da Marinha do Brasil:

MARINHA DO BRASIL

COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL

NOTA À IMPRENSA

Natal, RN. Em 08 de fevereiro de 2024.

A Marinha do Brasil informa que realizou, na tarde de hoje (8), a Evacuação Aeromédica (EVAM) do pescador, Sr. José Augusto de Sousa Junior, tripulante da embarcação “JG PESCA” a 245 milhas náuticas - equivalente a 394 quilômetros - de Acaraú-CE.

O tripulante sofreu um acidente no globo ocular com anzol de pesca na quarta-feira (7). A vítima encontra-se estável, o anzol foi retirado, sendo realizado o atendimento pelo médico embarcado.

A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada e realizada pelo Salvamar Nordeste, com o emprego do Navio-Patrulha “Macau”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

O pescador foi resgatado da embarcação e, em seguida, realizada a EVAM com o apoio da aeronave H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, com destino à cidade de Fortaleza-CE, e também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, a partir da chegada a Fortaleza.