Natalenses que reformam casas de famílias carentes estarão no Caldeirão sábado

13 de Março 2020 - 12h49
Créditos:

O ReforAmar, iniciativa de um grupo de natalenses que reforma casas de famílias carentes, estará no Caldeirão do Huck deste sábado (14) para participar do quadro The Wall. O projeto é formado por engenheiros, arquitetos e profissionais de outras áreas, e será representado no programa da Rede Globo pelos engenheiros Fernanda Silmara, fundadora do projeto, e Júllian Araújo, colaborador voluntário. Criado em 2018, o ReforAmar nasceu a partir da própria experiência de vida de Fernanda.

Na infância, ela morava em um imóvel simples, de taipa e tijolo branco, e aprendeu desde cedo que "casa" não é sinônimo "lar". "Nessa época, o 'ReforAmar' da minha vida foram o meu tio e meu irmão, que se dispuseram a mudar aquela realidade e reformaram minha casa. Foi um gesto que ficou marcado na minha memória e que inspirou a criação do nosso projeto", destaca a engenheira, que também é técnica em Controle Ambiental e tecnóloga em Construção de Edifícios.

Fernanda cresceu sonhando em retribuir a generosidade para outras famílias e, em 2018, reuniu um grupo de amigos e, juntos, criaram o ReforAmar (junção das palavras "reforma" e "amar"). No início, os poucos voluntários se dividiam entre a administração do projeto e o gerenciamento das obras. De lá para cá, já foram nove reformas concluídas, sendo seis casas e três instituições (asilo, creche e escola). Atualmente, são cerca de 100 voluntários que se revezam nas ações e compartilham do propósito de transformar imóveis precários em moradias e abrigos dignos.

Segundo a fundadora do projeto, para 2020 o plano é se tornar uma Organização Não Governamental e, assim, angariar mais parceiros e apoiadores comprometidos com a causa. Esse é também o objetivo da participação no The Wall. "Tudo no ReforAmar é voluntário e fruto de doação, seja de tempo, de mão de obra, material de construção ou móveis. Queremos agora formalizar nosso projeto e adquirir uma sede. Assim, poderemos ampliar nossa atuação", explica Fernanda.

O quadro vai ao ar no Caldeirão do Huck deste sábado (14), que começa às 16h.

Assista à chamada do programa: