Natal terá semana de combate às fake news

24 de Novembro 2020 - 03h22
Créditos:

O prefeito sancionou e foi publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira (23) a Lei nº 7.092/20, de autoria da vereadora Júlia Arruda, que institui no calendário oficial da cidade a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas, as chamadas fake news. A campanha deverá ser realizada anualmente na última semana de abril, em alusão à data em que foi sancionado o Marco Civil da Internet no Brasil, em 2014.

62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa, segundo pesquisa realizada pela Kaspersky. Isso porque, de acordo com entidades que monitoram essas informações, as fake news, quando bem trabalhadas, confundem os usuários das redes sociais. Um outro estudo realizado pelo laboratório de segurança digital da PSafe, o dfndr br, aponta que 55% dos brasileiros já repassaram notícias falsas sem saber. 

"Nós defendemos que o primeiro passo para de fato enfrentar a rede de fake news que se estabeleceu hoje no mundo e no Brasil é a conscientização das pessoas sobre as consequências do que se compartilha nas redes sociais. E acredito que Natal agora dá um passo importante na construção de uma cultura de responsabilidade digital e enfrentamento, por exemplo, aos discursos de ódio", destacou a autora do projeto, Júlia Arruda. 

A campanha compreenderá a realização de eventos e ações educativas de mobilização, e aguarda agora regulamentação por parte do Executivo.