Natal terá comenda Marielle Franco de Direitos Humanos

18 de Abril 2019 - 03h25
Créditos:

Por 16 votos à 1, a Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão desta tarde, a criação da Comenda Marielle Franco de Direitos Humanos. A honraria vai ser concedida para mulheres que atuam no combate ao racismo, machismo, lgbfobia e aos diversos tipos de preconceito, ou trabalham com atividades na área social. O projeto, de autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), voltou à pauta do legislativo natalense pela articulação da vereadora Divaneide Basílio (PT-RN), que subscreveu e resgatou a matéria.

"Essa comenda reflete o que significa Marielle Franco para todas nós, principalmente as mulheres negras de periferia como eu, que tem no DNA a luta pelos Direitos Humanos. Marielle não é de um lugar, Marielle é de todos os lugares. Essa comenda é o reflexo dessa luta", comentou Divaneide, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMN.

A comenda chegou a entrar na "ordem do dia" na sessão da última terça-feira, mas uma manobra do vereador Cícero Martins (PSL) adiou a votação para essa quarta-feira. As galerias da Câmara estavam lotadas com representantes de vários movimentos sociais do RN e os deputados estaduais Sandro Pimentel (PSOL) e Isolda Dantas (PT). Pela segunda vez houve um movimento para atrapalhar a apreciação da matéria que incluiu o encarte de uma emenda que foi posteriormente rejeitada. Depois de mais de três horas de debates, a Comenda foi aprovada por maioria absoluta.