Natal deve receber tecnologia 5G até setembro

26 de Maio 2022 - 04h36
Créditos:

A capital potiguar deve receber a tecnologia 5G até setembro deste ano. A informação foi confirmada pela Secretária Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, na tarde desta quarta-feira (25), em um evento da Semana da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

De acordo com a representante do Ministério, Natal já atualizou suas legislações e está em condições de ofertar a nova internet. Segundo o edital de leilão do 5G, as empresas vencedoras do certame têm até o final de julho para começar a oferecer o serviço nas capitais, podendo ser prorrogado por mais 60 dias.

“O edital prevê que as obrigações começam até dia 30 de julho de 2022. Mas, existe uma questão de possibilidade de ir além para mais 60 dias em função de alguma necessidade de limpeza da faixa por um tempo maior […] mas com certeza até o final de setembro chega, de qualquer forma, tudo tende a ter prazos extremamente reduzidos e tudo dependa da liberação da faixa em cada capital, mas em Natal, tudo indica que está conforme o cronograma”, disse Nathalia.

Ainda conforme Nathalia, o leilão do 5G não teve caráter arrecadatório, uma vez que os recursos levantados foram para ser investidos em infraestrutura de comunicação e aprimoramento da conectividade em áreas ainda carentes.

“No estado do Rio Grande do Norte vai ter grandes investimentos, como atendimento 5G em todos os municípios, começando pela capital, mas todos os municípios irão receber. Vai ter ainda fibra óptica passando nas cidades, vários quilômetros de vias federais conectadas com 5G, então os investimentos também vêm para cá, no Rio Grande do Norte, com um grande volume”, ressaltou a Secretária.