Na primeira semana, centro contra a Covid-19 em Natal tem 1.174 atendimentos

10 de julho 2020 - 15h19
Créditos:

Na primeira semana do Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 em Natal, foram realizados 1.174 atendimentos. Desses, 316 pessoas tiveram indicação médica para realização da testagem de swab. A estrutura montada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, continuará realizando atendimentos de segunda a quinta das 8h às 16h e nas sextas das 8h às 12h. 

“Inicialmente, o Centro vai funcionar durante todo o mês de julho, sempre de acordo com o acompanhamento do quadro epidemiológico de Natal. Com isto, vamos definir um prazo para término ou continuidade da operação”, explica George Antunes, secretário de Saúde.

Para ter direito à consulta é necessário portar CPF, cartão SUS e comprovante de residência na capital potiguar, além de ter histórico de contato com alguém acometido pela doença ou apresentar um quadro leve sugestivo de infecção pelo coronavírus, tais como: tosse, febre ou dor de cabeça.

"O médico define a melhor estratégia de prevenção e tratamento, de acordo com o caso clínico de cada paciente. A testagem realizada aponta resultado no dia seguinte e uma equipe liga para informar se foi positivo, negativo e tirar as dúvidas em relação ao tratamento. As unidades básicas de saúde (UBS) da cidade também têm sala de priorização de atendimento com médicos e teste rápido. O médico também indica se o paciente precisa de medicamento. Caso sim, ele já sai do Centro ou da UBS com o remédio”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal.