"Mudar o Brasil depende de nós", diz jornalista ex-Globo em Natal

12 de Novembro 2019 - 19h23
Créditos:

O jornalista e professor William Waack abriu, na noite desta segunda-feira (11), o XV Encontro Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis (ENCC), em Natal, e fez uma análise do atual quadro político e econômico do país. Para ele, um ponto positivo de todas as mudanças que vêm acontecendo é que as pessoas estão mais engajadas na política. "Temos uma janela histórica: mudar o Brasil depende de nós", acredita.

Aos contadores presentes, o jornalista criticou o sistema político do país e a atual configuração dos partidos com a sua falta de representatividade. Também afirmou que a crise fiscal é um processo histórico que envolve toda a sociedade e é o pano de funo da política hoje. "Estamos em busca de reorganização, e acredito que o maior desafio econômico é o aumento da produtividade e competitividade", avaliou.

Compromisso com o país

A abertura do ENCC, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN), contou ainda com participação do presidente do Conselho Federal, Zulmir Breda. Para ele, assim como o mundo, a Contabilidade também está em transformação. "Passamos hoje pelo pacto da tecnologia, nos colocando em outro patamar de vanguarda", ressaltou. "A atualidade exige de nós um maior esforço por aperfeiçoamento".

Para Zulmir, o contador é um dos profissionais que têm participação direta em todas as organizações do país, quer seja no privado, governos ou terceiro setor. "Precisamos estar preparados para ajudar o país a se desenvolver", afirmou. "Temos um papel essencial no combate à corrupção, temos um compromisso ético com a nação".

Contabilidade e tecnologia

O presidente do CRCRN, Luzenilson Moreira, saudou os presentes no evento e destacou que a grande preocupação do Conselho, nesta edição do ENCC, foi trazer palestras que agregassem e fortalecessem o conhecimento do contador potiguar, "pacificado a revolução da tecnologia que envolve diretamente a profissão".

Para ele, contudo, mesmo com toda a transformação, nenhuma máquina substituirá o contador. "Falo sem medo de errar que o ponto mais importante neste processo ainda somos nós profissionais, consultores que estamos à frente das empresas", avaliou.

O XV ENCC continua até esta quarta-feira (13), no Holiday Inn Natal, e tem outros nomes nacionais na programação, como o empresário Fred Alecrim e a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari. Informações, pelo site www.encc.crcrn.org.br.