MP Eleitoral vê "esquema organizado" em pesquisas pró-Álvaro Dias

02 de Setembro 2026 - 06h50
Créditos: Reprodução

O Ministério Público Eleitoral identificou indícios de um “esquema organizado de produção e divulgação de pesquisas fraudulentas” em levantamentos que apontaram Álvaro Dias (PL) na liderança da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

A conclusão consta em parecer apresentado ao TRE-RN. Segundo o documento, das 26 pesquisas registradas entre 3 de abril e 13 de julho, 19 colocaram Allyson Bezerra na frente e sete deram vantagem a Álvaro. O MPE afirma que todas as sete favoráveis ao candidato do PL apresentaram irregularidades documentadas.

O parecer cita levantamentos dos institutos Veritá, PNH/Affare, Consult, Ipsensus e Média e aponta problemas metodológicos recorrentes, participação dos mesmos profissionais e possíveis conexões entre institutos e empresas contratantes.

Na pesquisa RN-08092/2026, da Média, 450 das 2 mil entrevistas teriam sido realizadas antes do período informado à Justiça. Segundo o MPE, nenhuma das coordenadas de GPS corresponderia ao município declarado, e 85 cidades registradas representariam, na prática, apenas 31 localidades.

Os microdados também indicariam 168 deslocamentos em intervalos incompatíveis com viagens terrestres. Em alguns casos, os entrevistadores precisariam atingir velocidades entre 211 km/h e 337 km/h.

Outro ponto envolve a renda dos participantes. A distribuição teria reproduzido, com precisão de centésimos, os percentuais planejados. Conforme o parecer, a probabilidade de essa coincidência ocorrer naturalmente seria de uma em 10,8 bilhões.

O MPE pediu a proibição definitiva da pesquisa da Média, multa para o instituto e para a Potengi Comunicação e execução de multa diária de R$ 10 mil pelo alegado descumprimento de uma ordem de remoção.

Uma notícia-crime também foi encaminhada para apuração de possíveis crimes eleitorais. As empresas contestam as acusações e defendem a regularidade do levantamento. O parecer ainda será analisado pela Justiça Eleitoral.

Com informações de Agora RN

Notícias relacionadas

Últimas notícias