Mostra Sesc de Arte e Cultura será destaque em agosto nas cidades potiguares

31 de julho 2019 - 03h30
Créditos:

O mês em que se comemora o Dia do Folclore (22/08), é destaque para o Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio, com a Mostra Sesc de Arte e Cultura. A abertura da programação cultural acontece no dia 06 de agosto, com um café da manhã de lançamento do projeto para convidados, oportunidade que será lançado o edital de exposições da Galeria Sesc 2020, como também serão apresentados os projetos culturais programados para o segundo semestre. A programação segue a tarde com um bate-papo entre alunos das escolas públicas na Biblioteca do Sesc Rio Branco e os poetas Manoel Cavalcante e Jadson Lima, e a noite teremos a abertura da exposição “Anatomia do Simbólico”, na Galeria Sesc Cidade Alta.

 

A Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece de 6 a 31 de agosto, nas unidades Sesc Natal (Cidade Alta, Zona Norte, Rio Branco, Potilândia), Parnamirim, Mossoró e Caicó, com atividades nas diversas linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, dança, cinema, audiovisual.

 

O happy hour que acontece às sextas-feiras nas unidades Sesc em Natal (Cidade Alta), Mossoró e Caicó também contempla a programação da Mostra Sesc, com shows de artistas locais, em mais uma ação de valorização artística potiguar.

 

O estímulo à produção cultural e conhecimento artístico é incentivado por meio das ações oferecidas pelo Sesc, especificamente na programação Mostra, teremos uma atividade direcionada para o público de cinco escolas públicas da Zona Norte de Natal.

 

A atividade irá proporcionar o contato dos jovens com a arte da grafitagem,em cinco dias de oficinas de grafitagem no muro, além de um bate-papo sobre o grafite no Rio Grande do Norte com Miguel Carcará, Erre, Rodrigo, Clarissa Torres, Viviani Fujiwara, Fábio Freitas e Consuelo. O trabalho desenvolvido durante a semana culminará na inauguração do muro do Sesc Zona Norte.

 

A programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura também acontece em localidades fora das unidades Sesc. Uma delas acontece no Beco da Lama, em Natal, com a intervenção da Nação Zamberacatu, grupo fundado em 2012, com objetivo de difundir a cultura afro-brasileira no estado.

 

Em Caicó, a tradição dos declamadores será destaque com o encontro de poetas declamadores que contará com a presença do poeta mossoroense, Antônio Francisco, Jadson Lima, Robson Renato, Manoel Cavalcante, José Fernandes e as crianças Davi Lima, Ingrid Natália, Clara Bezerra e Tiago Camilo.

 

O projeto tem dois pontos de culminância, sendo um no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, com uma programação no Sesc Zona Norte, com os grupos folclóricos (Folia de Rua, Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, Coco de Roda de Ponta Negra, Congos de Combate de São Gonçalo e Nação Zamberacatu) e as danças circulares (utilizadas por diversos povos para celebrar a vida em todas as suas fases: nascimento, casamento, morte, e assim por diante).

 

Outro momento será no dia 31 de agosto, com o Sábado Cultural no Sesc Cidade Alta. A programação inclui espetáculo infantil com a Cia. teatral Monicreques, Contação de histórias com o grupo Cordel Animado (PE), Intervenção Nação Zamberacatu, Banda Sinfônica de Natal e o Komboio do Sol, projeto com criação de Zeca Santos, dramaturgia de Henrique Fontes, cenografia de Irapuan Júnior. A equipe é composta por 33 profissionais da arte, dentre eles, um elenco formado por seis atores-cantores.

Mostra Sesc de Arte e Cultura

A Mostra Sesc de Arte e Cultura é mais uma iniciativa de promoção e resgate à cultura, ao acesso ao conhecimento, e ao mesmo tempo proporciona oportunidades para que a comunidade desenvolva o gosto pela arte.

O evento chega a sua 12ª edição na Zona Norte, e na 6ª edição acontecendo simultaneamente em várias cidades potiguares.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Os investimentos na área são sistemáticos. Para se ter uma ideia, entre 2014 e 2018, o Sesc RN investiu R$ 9 milhões em projetos na área de cultura. A estimativa para 2019 é investir em torno de R$ 3 milhões de reais para atender a um público de 165 mil pessoas.

Serviço: 
O quê?
 Mostra Sesc de Arte e Cultura 2019. 
Quando? 6 a 31 de agosto.
Onde? Unidades Sesc Natal (Cidade Alta, Zona Norte, Rio Branco e Potilândia), Mossoró e Caicó.
Programação completa: www.sescrn.com.br