Mossoró: comissão da Câmara aprova convite a Lewandowski

20 de Março 2024 - 06h20
Créditos: Tom Costa/MJSP

A Comissão de Segurança Pública da Câmara convidou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski (foto), para prestar esclarecimentos sobre as operações de captura dos dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, que seguem sem sucesso desde fevereiro.

O convite foi aprovado nesta terça-feira, 19 de março.

O presidente da comissão, Alberto Fraga (PL-DF), articulou a aprovação do convite.

Membros do órgão tentavam votar uma convocação, o que obrigaria Lewandowski a comparecer.

Se o ministro recusar o convite, será votada uma convocação, informou O Globo.

Visitas técnicas

Em outra linha de atuação, a bancada da bala pretende fazer visitas técnicas às penitenciárias federais de Brasília, Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

Segundo o autor do pedido, o deputado Coronel Assis (UNIÃO-MT), as visitas têm como objetivo identificar “eventuais vulnerabilidades de segurança e à verificação da adequada aplicação dos recursos públicos federais nestas instituições”.

“A fuga desses presos, com ligações a uma organização criminosa de grande porte, realça a urgência de uma avaliação minuciosa da segurança e operações nas Penitenciárias Federais em questão”, afirma o deputado no pedido.

Novas transferências em Mossoró

No final de semana, mais 14 presos foram transferidos do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou neste sábado, 16, as transferências, mas não informou para qual unidade os detentos foram enviados.

Essa é a terceira transferência após a penitenciária registrar a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, em 14 de fevereiro.

No começo do mês, como mostramos, Fernandinho Beira-Mar, uma das principais lideranças do Comando Vermelho, foi transferido do mesmo presídio federal. Ele foi enviado para Catanduvas, no Paraná.

Mais 22 detentos foram transferidos na ocasião para outras unidades federais.

Com informações do O Antagonista