Morre Bird Clemente, ícone do automobilismo brasileiro

02 de Outubro 2023 - 08h43
Créditos:

Morreu neste domingo, 1º de outubro, o ex-piloto brasileiro Bird Clemente, aos 85 anos. Um dos maiores conhecedores da pista de Interlagos, em São Paulo, Bird faleceu em decorrência de uma infecção. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Clemente é tido como o primeiro piloto profissional do automobilismo brasileiro. Nascido em 23 de dezembro de 1937, recebeu o nome Bird em homenagem ao almirante norte-americano Richard Byrd, pioneiro de explorações polares.

Bird estreou no automobilismo em 1957, aos 21 anos, participando da disputa das 1000 Milhas Brasileiras; o carro quebrou no início da prova. Ao longo da carreira, o brasileiro assumiu diversos carros da Vemag e da Simca.

A mudança para a Willys, onde tornou-se o primeiro piloto do país a receber salários, veio em 1963; pela equipe, marcaria época com os Willys Interlagos, baseados em compactos europeus. Nos anos 60, Bird foi o “professor” de três nomes que chegariam à F1: José Carlos Pace e os irmãos Emerson e Wilsinho Fittipaldi.

Ao longo da carreira, acumulou vitórias como nas 24 Horas de Interlagos, em 1970, e nas 1000 Milhas Brasileiras, no ano seguinte. Bird Clemente deixa a viúva Maria Luiza e quatro filhos; uma é de casamento anterior com Marise, irmã de Ciro Cayres.

Com informações do Globo Esporte