Ministério do Esporte faz post considerado racista e apaga em seguida

27 de julho 2024 - 08h11
Créditos: Reprodução

 

O Ministério do Esporte usou seu perfil no X (ex-Twitter) nesta sexta-feira (26) para publicar um post considerado racista por internautas. Depois das críticas, a publicação foi apagada. A pasta informou que vai demitir o responsável.

O post mostrava um macaco de chapéu em um barco e a mensagem: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. Era uma alusão à delegação olímpica brasileira na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. O ministro André Fufuca está na capital francesa. Representa o Brasil ao lado da primeira-dama Janja.

Em nota, o ministério disse “entender que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais” e se desculpou pela publicação de conteúdo “insensível e ofensivo”.

“O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos.” 

Depois, em um 2º comunicado, além da demissão, o órgão adicionou a informação de que abriu um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, “uma vez que julga inadmissível tal fato”.

“Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”, afirmou.

Com informações de Poder 360