Na tarde dessa quinta-feira (06), os militares-monitores que irão auxiliar na primeira Escola Cívico-Militar do Rio Grande do Norte, a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, receberam os certificados de formação em solenidade na Base Aérea de Natal. Participaram do evento, a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar, Rosângela Maria de Holanda A. Nogueira, representando a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, e os gestores da unidade de ensino.   

 

Os monitores certificados fazem parte das três forças militares do país, Exército, Marinha e Aeronáutica. Além dos monitores, a escola municipal terá o apoio de um oficial de Gestão Escolar, Jomar Xavier de Lima, da Marinha, e dois oficiais de Gestão Educacional, José Rosemberg da Silva Germano Leite, da Marinha, e Ailton Gonçalves Pereira, da Aeronáutica.

 

“Estamos levando para a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo um modelo de gestão de excelência nas áreas didático-pedagógica e educacional, com objetivo de atingir toda a comunidade escolar”, declarou o oficial de Gestão Escolar, Jomar Xavier de Lima.

 

A professora Rosângela Holanda, que foi escolhida para a função de ponto focal da escola cívico-militar, sendo responsável pela mediação da Secretaria de Educação de Natal, Ministério da Educação e a escola Veríssimo de Melo, ressaltou que “hoje é uma tarde muito especial, para este momento tão importante que estamos em uma caminhada de construção de uma escola efetiva, do pensar e do agir. Vamos trabalhar com três eixos, entre eles, o pedagógico, pensando a escola dentro da própria política educacional do município de Natal, e uma política educacional dentro do currículo”.

 

“Estamos ansiosos para estarmos juntos trabalhando diariamente em prol de uma melhoria na educação básica, para todos os nossos alunos. E dar continuidade, tornando cidadãos melhores, e trazendo para a nossa comunidade escolar o resgate de valores que foram perdidos ao longo do tempo”, afirmou o gestor pedagógico da E.M. Prof. Veríssimo de Melo, Marcos Antônio de Melo.  

   

A ESCOLA

A Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, localizada em um das regiões mais populosas da cidade, no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste, atende quase mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e conta com 67 professores. A unidade foi criada em 1997. 

 

O PROGRAMA

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacionais, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. 

 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, militar O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola