Metodologia Gustavo Borges ensina valores humanos por meio da natação

06 de Outubro 2019 - 03h44
Créditos:

Muito além de ensinar a nadar e suas técnicas, a Metodologia Gustavo Borges (MGB) trabalha a criança como um todo, transmitindo, pela natação, valores humanos e comportamentais. Por este motivo, a Lápis de Cor/MOV aplica o método na escola desde 2015, após conhecê-lo em São Paulo, avaliar e aprovar seus benefícios.

 

A MGB trabalha por níveis, e não por faixa etária, garantindo um desenvolvimento melhor, já que as crianças são niveladas por aptidão. Cada nível tem objetivos preestabelecidos, possibilitando aos pais e professores avaliarem, acompanharem o desenvolvimento dos estudantes e observarem os pontos que precisam ser fortalecidos.

 

Quando a criança muda de nível, a cor da touca também muda, a exemplo do judô e karatê, e ela recebe uma flâmula, como estímulo para as próximas etapas. Também recebe um passaporte e, a cada três meses, um patch correspondente ao valor conquistado na aula.

 

A MGB é baseada em um calendário de objetivos, que é um planejamento semanal preparado por especialistas para que os professores usem sua criatividade, sem cair na rotina. A metodologia é aplicada em todas as turmas da escola, com estudantes de 6 meses a 12 anos, e pode servir inclusive para adultos.

 

Para a coordenadora de Esportes da Lápis de Cor/MOV, Ariadna Jácome, a prática da natação ou outras modalidades é indispensável à formação de qualquer indivíduo. "O esporte possibilita troca de experiências, momentos de socialização, ensina a ter foco e persistência, a lidar com as frustrações e desperta também a importância da sua prática para a qualidade de vida", avalia.

 

A MGB também prevê uma atividade específica chamada "Semana mais Segura", que acontece semestralmente. "Trata-se de uma simulação de risco, onde a criança 'cai' de roupa na piscina e é orientada sobre como proceder em casos assim, como se comportar, percebendo o peso da vestimenta e a dificuldade na locomoção", explica a coordenadora.