Meteorologista explica aumento do calor nos últimos dias em Natal

07 de Novembro 2022 - 12h10
Créditos:

Nos últimos dias, o natalense tem sentido que o calor característico do verão já está chegando. Para o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a sensação de temperatura mais elevada é considerada normal para esse período.

Com proximidade do verão, previsto para começar no dia 21 de dezembro, a tendência é de temperaturas mais altas. O meteorologista explica os fatores que podem potencializar a sensação de mais calor.

“A temperatura aumenta porque o sol passa a esquentar mais o Hemisfério Sul, sendo observada maior taxa de energia recebida nesse território e, com isso, um acréscimo da temperatura”, comentou Gilmar Bristot.

O meteorologista ainda falou sobre outras condições que propiciam mais calor. “A principal é a condição de umidade. Se você tem muita umidade relativa no ar, você tem o efeito estufa normal. E esse efeito estufa normal faz com que haja acréscimo na temperatura devido ao represamento desse calor próximo à superfície”, destacou.

Outro fator que deve ser considerado é a sensação térmica. Esse quesito tem maior influência de pessoa para pessoa. “Existe também a sensação térmica. Isso é particular de cada pessoa. Dependendo do biotipo de cada pessoa, ela sente mais ou menos calor”, explicou Bristot.

O especialista ainda acrescentou que a “sensação térmica insere um acréscimo na temperatura observada em torno de 1ºC a 3ºC dependendo da pessoa e da concentração de umidade. Acima de 80% de umidade relativa do ar, sem chuva, essa sensação é maior”.

“Se a temperatura está em torno de 31ºC, com a umidade em torno de 80%, pouco vento, você tem uma temperatura aparente chegando aos 34ºC, 35ºC”, completou.

Para esta segunda-feira (07), a Emparn prevê que a temperatura máxima deve chegar a 29ºC em Natal. A mínima prevista é de 24ºC. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve ser de 71%. À noite, o índice sobe para 88%. No litoral potiguar, para essa semana, as temperaturas chegarão a média dos 22°C durante as madrugadas e dos 30°C durante as tardes. Já no interior, as mínimas poderão chegar aos 18°C e máximas aos 35°C.

Com o calor, natalenses e turistas recorrem às praias da capital para um alívio. A maior movimentação nas praias é celebrada por comerciantes. “Em torno de 10% a 15% aumentou a venda de água e coco”, disse um. “A nossa expectativa de venda é melhorar, como sempre tem melhorado”, completou outro.

Com informações do Portal da Tropical