Membros do Novo pedem saída de Amoêdo após ele declarar apoio a Lula

16 de Outubro 2022 - 08h16
Créditos:

Filiados do partido Novo vieram a público se manifestar contra a declaração de voto de João Amoêdo (foto) a Lula neste segundo turno. O presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, classificou o anúncio como “vergonhoso e constrangedor”. A direção nacional da sigla divulgou uma nota afirmando que a declaração “constrange” a agremiação.

No sábado, o candidato a vice na chapa de Amoêdo em 2018, o cientista político Christian Lohbauer, gravou um vídeo sugerindo a expulsão de Amoêdo do partido.

“João Amoêdo se transformou numa pessoa irrelevante no partido e na política brasileira. Não faz a menor importância o que ele pensa e o partido deveria expulsá-lo, como já fez com casos muito menos graves que este”, afirmou.

Já o deputado federal Marcel van Hattem classificou a declaração como “inadmissível” e “inacreditável”.

 “João Amoêdo não me representa”, disse em vídeo. “Deve se desligar do Novo se tiver ainda dignidade ou então a Comissão de Ética deve tomar providências urgentes.”

Amoêdo vinha sinalizando que anularia o voto. Em entrevista à Folha, porém, ele citou as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre mudar a composição do STF. A proposta foi comparada a medidas tomadas por Hugo Chávez na Venezuela.

O Antagonista