Médico faz ranking de eficácia das vacinas contra a covid-19; confira

19 de Abril 2021 - 14h57
Créditos:

O médico Albert Dickson fez um ranking de eficácia das vacinas durante entrevista à 98 FM Natal, nesta segunda-feira (19). Segundo ele, a vacina da Pfizer é a ideal por ter mais eficácia. O Brasil deve receber o 1º lote de vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech no fim deste mês. A remessa terá aproximadamente 1 milhão doses.

“Para a população brasileira a da Pfizer é ideal, chega a 92%, é uma efetividade fantástica, em segundo lugar nós temos a da AstraZeneca chega a 70% com a primeira dosagem, e a Coronavac a gente chega a 50%. Tem uma sequência a Pfizer é melhor do que a AstraZeneca que é melhor do que a Coronavac”, afirmou Dickson.

O médico destacou que não há como escolher qual imunizante pode tomar na hora da vacinação, mas que independente da vacina que for aplicada, o importante é ser vacinado. “Quem se vacinar por uma ou por outra já está em um caminho bom”, disse.

A vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca apresentou um estudo preliminar indicando uma redução de 67% na transmissão. Dados iniciais do imunizante da Pfizer também mostram que ele diminui em quase 90% a disseminação do Sars-CoV-2. Mas outros levantamentos ainda são necessários. 

O Chile apresentou estudo que diz que a Coronavac tem 67% de efetividade na prevenção de casos sintomáticos de coronavírus e 80% para evitar mortes. Já uma análise recente feita pelo Instituto Butantan, que fabrica o imunizante no país, mostra que a eficácia global pode chegar a 62,3% se a segunda dose for aplicada em um intervalo maior, de até 28 dias.

Nesta segunda (19), um estudo do Instituto russo de pesquisa Gamaleya e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF)  mostrou uma taxa de eficácia maior da vacina Sputnik V, de 97,6 % contra a Covid-19. Os dados ainda não foram publicados em nenhuma revista científica.

Fonte: 98 FM Natal