Marina Silva diz desconhecer gasoduto poluente na Argentina pago pelo Brasil

24 de Janeiro 2023 - 08h31
Créditos:

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse por meio de seu gabinete não ter conhecimento do projeto do gasoduto Néstor Kirchner que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) financiará na Argentina. A mensagem foi enviada ao site Poder360 algumas horas depois de o presidente anunciar que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) bancará parte da obra.

Eis a resposta na íntegra do gabinete de Marina Silva: “O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima não tem conhecimento sobre o projeto e da intenção do BNDES em financiá-lo. Trata-se de um empreendimento complexo que envolve riscos socioambientais significativos a serem devidamente considerados”.

A exploração de gás de xisto (o tipo de insumo da Argentina) não é regulamentada no Brasil e já foi objeto de decisões judiciais na Bahia e no Paraná que suspenderam as atividades de exploração por meio do fraturamento em áreas leiloadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em julho de 2019, o governo do Paraná sancionou lei que proíbe o uso da técnica no Estado.

Com informações de Poder 360