Macaíba busca parceria com empresa do segmento de energia renovável

04 de Dezembro 2021 - 06h02
Créditos:

O prefeito Emídio Jr esteve em São Paulo para conhecer experiências de empresas no tratamento dos resíduos sólidos, atividade que gera empregos, renda e novas fontes de energias renováveis.

A viagem, que foi realizada nas últimas quarta-feira (1°) e quinta-feira (2), contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Denilson Gadelha; a vereadora Dadaia Ribeiro; o chefe do gabinete civil Raimundo Luís e os secretários municipais de Integração da Região Metropolitana, Aurélio de Góis, e de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean Viturino.

Na quarta-feira (1°), a comitiva conheceu a Unidade de Valorização Sustentável (UVS), da empresa LOGA, em São Paulo e, na quinta-feira (2), na cidade de Caieiras, o prefeito Emídio Jr e a equipe macaibense conheceram a maior UVS de tratamento de resíduos sólidos da América Latina, dirigida pela Essencis. Todas as empresas pertencem ao grupo Solvi.

O Chefe do Executivo Municipal destaca a importância das visitas para novos projetos em Macaíba. “Viagem muito produtiva para nosso município. Buscamos experiências na geração de empregos, renda e fontes de energias renováveis, um trabalho que, com certeza, trará dias melhores para nosso povo”, ressalta o prefeito.

As atividades do grupo atendem todas as leis vigentes, entre elas, o Novo Marco Regulatório do Saneamento, lançado em 2020. Algumas das ações desenvolvidas são o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos, transformado em biogás metano, gerando energia limpa e sustentável.

O secretário Billy Jean enfatiza o aprendizado da visita técnica: “Percebemos a necessidade de ter ainda mais ações de cuidado ambiental em nosso município com o tratamento e a destinação final dos resíduos, ações que geram emprego, renda e garantem a sustentabilidade, fazendo de Macaíba um município de selo verde”, afirma o secretário.