Lewandowski toma posse hoje como ministro da Justiça

01 de Fevereiro 2024 - 08h17
Créditos: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (1). A cerimônia está programada para ocorrer no Palácio do Planalto, às 11h. Lewandowski ocupará a cadeira do ministro Flávio Dino, que deixou o cargo para ser ministro no Supremo.

Dino e Lewandowski se reuniram em 23 de janeiro para iniciar a transição do ministério. Alguns nomes que irão compor a pasta já foram divulgados pelo político, como Ana Maria Neves, para a chefia de gabinete do ministro, Mário Sarrubbo, para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e Manoel Carlos Neto, para a Secretaria-Executiva.

A equipe completa deve ser divulgada ainda hoje. Após a cerimônia de posse, Lewandowski se encontrará com Dino no Ministério da Justiça, onde deve fazer o anúncio.

A expectativa é que Lewandowski foque na área de Segurança Pública. O ministro terá que lidar com o crescimento do crime organizado e das milícias no Rio de Janeiro, para onde Dino já enviou agentes da Força Nacional. Na Bahia, uma crise entre facções criminosas também deve ser um desafio para a pasta.

“Temos um desafio, que é uma preocupação do cidadão comum, que é o desafio com a segurança. A insegurança, a criminalidade, o crime organizado, que afeta não apenas as classes mais abastadas, mas afeta também o cidadão mais simples é uma pauta que precisa ser enfrentada. Vamos dar atenção a essa questão”, garantiu Lewandowski.

Com informações de SBT News