
Os governadores do Nordeste emitiram uma carta na noite desta sexta-feira (19) após o presidente Jair Bolsonaro usar um termo pejorativo para se referir ao Nordeste e criticar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). "Daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara".
Na carta os governadores pedem esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteram a "defesa da Federação e da democracia". A governadora Fátima Bezerra (PT) também compartilhou a carta em suas redes sociais.
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.
Leia a carta na íntegra:
Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia."