Jornalista diz que viveu 'momento aterrorizante' ao descer para ver Titanic

26 de Junho 2023 - 03h15
Créditos:

O jornalista e físico Michael Guillen relatou ao Fantástico que viveu momentos aterrorizantes quando desceu para ver os destroços do Titanic.

O que ele disse

  • Guillen foi até os destroços em um submersível — que não pertencia à OceanGate, segundo o Fantástico. Ele contou que foram necessárias 2h30 para chegar ao fundo e ver os destroços da embarcação. "Era como se a gente tivesse pousado na lua."
  • Apesar de ser uma experiência nova, Guillen relembrou que viveu momentos de tensão na visita aos destroços. "Ficamos presos entre as hélices. Foi facilmente o momento mais aterrorizante pelo qual já passei."
  • Depois de pelo menos 30 minutos, ainda de acordo com o Fantástico, o capitão conseguiu liberar o submersível para alívio de Guillen e dos demais passageiros. Ele relatou que havia rezado quando chegou perto do Titanic.

"Uma coisa que percebi mesmo depois da minha viagem até lá é que não se trata de um naufrágio. Aquele lugar não é um parque de diversões, não é apenas um pedaço de metal, aquele lugar é um cemitério. Eu ganhei uma segunda chance." - Michael Guillen

  • O jornalista norte-americano da rede de TV CBS David Pogue relatou à TV Globo que viajou no submersível da OceanGate em 2020 e que questionou Stockton Rush, CEO da empresa, sobre o fato de usar um joystick para controlar a máquina. Como resposta, Rush disse que o submersível era "indestrutível".
  • Pogue relembrou que a viagem não deu certo devido a uma falha mecânica a 11 metros de profundidade. "Tivemos que subir, fiquei apavorado", contou.

Eu disse a ele: 'O que controla a cápsula é um joystick de videogame. As luzes você comprou em loja de equipamentos de camping. Você acha que isso é seguro?'. Ele disse: 'Claro! Todas essas coisas podem falhar, o importante é a cápsula que leva as pessoas. E essa é indestrutível'. - David Pogue

  • Especialistas criticaram o uso de fibra de carbono no submersível — não havia garantia da segurança do material em uma viagem profunda.

Cinco pessoas morreram em submersível da OceanGate

  • Na semana passada, cinco pessoas que participavam de uma expedição até os destroços do Titanic morreram. São eles: um bilionário, um especialista em Titanic, um empresário e seu filho, além do CEO da OceanGate.
  • A Guarda Costeira encontrou cinco grandes partes do submersível Titan, da OceanGate. "Nos disseram que esses eram os destroços do Titan [o submersível]. Primeiro, encontramos a ponteira sem o casco pressurizado. Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico."

Com informações do UOL