Ipec vai ter de fechar as portas, afirma ministro Ciro Nogueira

28 de Outubro 2022 - 10h18
Créditos:

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que o Ipec (ex-Ibope) vai ter de “fechar as portas” depois das eleições.

Na avaliação dele, a diferença entre as pesquisas de intenção de voto e a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) evidencia a “tentativa do maior estelionato eleitoral da nossa história”. A declaração foi dada na quarta-feira (26) em entrevista ao Poder360.

“Tentou-se criar uma narrativa aliando os dois principais institutos de pesquisa do país, Datafolha e Ipec, principalmente, com a grande mídia, que, de qualquer forma, é que divulga esses institutos, para tentar levar a uma eleição que fosse resolvida no 1º turno com a vitória do ex-presidente Lula [PT]”, afirmou Ciro Nogueira.

Também segundo o ministro, pesquisas qualitativas feitas pela campanha mostraram que “algumas pessoas não foram votar no presidente Bolsonaro porque acharam que o Lula ia ganhar no 1º turno”.

“Tem de ser investigado o que ocorreu. Uma tentativa de resolver uma eleição que, no meu ponto de vista, levou as pessoas a serem enganadas”, concluiu.

Com informações da 98 FM