Influencer faz cirurgia para ganhar 15 cm: como é o doloroso procedimento?

09 de Dezembro 2023 - 04h57
Créditos:

O influencer colombiano Yeferson Cossio, 29, revelou ter investido 300 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 370 mil) para adicionar até 15 centímetros na própria altura. Antes do procedimento, em setembro deste ano, ele tinha 1,70 m.

No Instagram, o influencer com 11 milhões de seguidores disse que esta era a "cirurgia mais dolorosa de todos os tempos". Ele afirmou que a motivação para o procedimento de alongamento ósseo foi exclusivamente estética.

"Não quero falar disso porque é muito pessoal", declarou Yeferson em um vídeo em que descreveu como foi feito todo o procedimento.

O alongamento ósseo é uma cirurgia invasiva e consiste em quebrar o fêmur ou a tíbia —às vezes os dois— para ganhar alguns centímetros.

É um procedimento extremamente complexo e, além do uso estético, trata doenças e deformidades ósseas congênitas ou adquiridas, como perdas de osso após grandes traumas, tumores ou infecções ósseas.

Primeiro, é feito um furo nos ossos da perna, que depois são divididos em dois.
Em seguida, uma haste de metal é colocada cirurgicamente no osso e mantida no lugar por uma série de parafusos.

A haste é lentamente alongada em até um milímetro por dia, estendendo-se até que o paciente atinja a altura desejada e seus ossos sejam deixados para cicatrizar novamente.

Yeferson passou pelo tratamento durante 152 dias para alcançar um crescimento de 15 centímetros. Nos meses seguintes, o colombiano realizou uma série de fisioterapias para que ele se acostumasse a andar com as novas pernas.

A comunidade médica chama atenção para os riscos de se submeter a um procedimento tão invasivo por questões estéticas.

Entre as possíveis complicações estão danos nos nervos, embolias arteriais e a possibilidade de os ossos não se unirem novamente.

Com informações de UOL