Inédito no RN, Curso de Equoterapia possibilita ampliação de terapias para reabilitação de pessoas com deficiência

30 de Agosto 2021 - 20h00
Créditos:

No Rio Grande do Norte, cerca de 80 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência. Destas, pelo menos, a metade tem deficiência severa. E, para buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, a equoterapia é um método terapêutico e educacional bastante viável e resolutivo. Para difundir as técnicas específicas da equoterapia e capacitar profissionais para atuar na área, o deputado federal General Girão destinou R$ 100 mil para possibilitar a ampliação deste tipo de terapia, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.

O primeiro passo foi dado na manhã dessa segunda-feira (30) com o início do Curso de Capacitação e Nivelamento de Equipe Técnica dentro do Projeto de Pesquisa ‘Comunicar com Equoterapia – Efeito da Equoterapia na reabilitação de pessoas com transtorno do espectro autista’. A partir deste curso, que será realizado até este sábado (4), profissionais serão capacitados para trabalhar na área.

“Desde que nós tive conhecimento sobre este tipo de terapia, me propus a apoiar. Quando destinei a emenda no valor de R$ 100 mil para a ANDE-Brasil, cuja sede é em Brasília, fui bastante criticado. No entanto, estes recursos tinham que ser destinados à sede para ser aplicado aqui, em nosso Estado, como está sendo agora. Já pude ver de perto crianças participando da equoterapia e é impressionante como os olhos delas brilham ao ver os cavalos e como isso pode contribuir com o desenvolvimento delas. Sonho que se sonha junto tem muito mais força. Então, nós buscamos recursos para realizar este curso que está recebendo pessoas de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, o que mostra a importância desta área. Temos milhares de pessoas com deficiências severas em nosso Estado e que podem ser beneficiadas com a Equoterapia. Que este seja o primeiro de muitos cursos que teremos. Contem conosco para continuar ajudando esse trabalho tão importante de inclusão social”, pontua o General Girão.

O presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), Coronel Dornelles, agradeceu ao empenho do General Girão. “Este é um projeto muito desejado por todos nós e, dificilmente, nós estaríamos aqui se não fosse a emenda do General Girão. Em João Pessoa, no estado vizinho, nós já estamos no 10ª curso. Aqui estamos apenas iniciando, mas com a expectativa de avançarmos bastante. O Exército Brasileiro está fazendo Equoterapia em várias unidades do Brasil, bem como algumas polícias e nós estamos muito gratos por darmos este pontapé com este curso”, afirmou o Coronel Dornelles.

Para o presidente da Associação dos Cavalos Quarto de Milha do RN, Leonardo Dias, abraçar a equoterapia é contribuir para um mundo melhor. “Trabalhar com a melhoria da qualidade de vida das pessoas é muito gratificante e foi para buscar a realização de um sonho que era de ver o cavalo sendo utilizado na melhoria da qualidade de vida da população que busquei o General Girão. Sei que o deputado foi muito criticado por esta emenda, mas hoje ela significa o primeiro passo para algo que pode modificar a vida de tantas e tantas pessoas”, garante Leonardo Dias.

Mãe do adolescente Miguel Ângelo, atualmente com 15 anos, Luzinete Soares participou da abertura do curso e falou da importância do projeto no desenvolvimento do seu filho. “Miguel foi da primeira turma de alunos do projeto de Equoterapia em Macaíba. Ele chegou ao projeto com 9 anos e falava muito pouco, quase nada. Mas aquilo foi um divisor de águas na vida dele. Muitas pessoas que conheço, muitas mães, gostariam de levar seus filhos para a Equoterapia. Isso aqui abre um leque de oportunidades. Para alguns, o animal é o único amigo que eles têm. E eles têm dificuldade de se comunicar. Por isso, quero parabenizar a todos que estão envolvidos para possibilitar esse curso e agradecer por acreditarem nesse sonho”, enfatizou a mãe de Miguel.