Incubadora de empresas do Metrópole Digital vira parceira do Conecta Startup

26 de Maio 2019 - 04h55
Créditos:

A Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), firmou parceria para fazer parte da execução do Programa Conecta Startup Brasil, ação realizada pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O Conecta Startup Brasil trata-se de uma ação realizada por meio de várias fases ao longo do ano, cujo objetivo é fomentar o ecossistema de empreendedorismo brasileiro, conectando-o a demandas reais do mercado.

O programa se encontra com inscrições abertas, até o dia 7 de junho, para uma chamada pública na qual empresas fazem uma espécie de cadastro das demandas que possuem na área de TI e para as quais procuram soluções.

Em seguida, uma outra chamada pública é aberta, desta vez voltada para startups já constituídas, esquipes de empreendedores que queiram criar sua startup ou pesquisadores. Eles se candidatam para desenvolver as soluções tecnológicas demandadas. Para isso, recebem investimentos dentro do Programa Conecta Startup e, em alguns casos, também das empresas interessadas e de investidores.

Como parceira do programa, a Inova Metrópole irá promover eventos, realizar capacitações e oferecer mentorias aos participantes do programa no Estado. A gerente executiva da incubadora, Iris Pimenta, ressalta que tais ações vão se estender não apenas às startups de Natal, mas também para aquelas do interior do Estado, quer seja por meio da eventual vinda de seus representantes até à acidade, quer seja por meio do uso de material de ensino a distância.

A Softex atua como braço executor do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Dentre os benefícios do Conecta Startup Brasil para as empresas destacam-se: a inovação de forma mais rápida e acessível; a participação no ecossistema de empreendedorismo; as soluções inovadoras e aderentes às suas necessidades.

O programa funciona de forma similar às incubadoras, contando inclusive com o apoio de centros educacionais e de P&D, rede de mentores e investidores. Para os interessados em mais informações sobre a sua atual chamada pública, ou para se inscrever, basta acessar o seguinte endereço eletrônico.