Incidência de Câncer na região Seridó será debatida na Assembleia Legislativa

22 de Abril 2019 - 12h00
Créditos:

Visando discutir a problemática do aumento da incidência de alguns tipos de Câncer, na população do Seridó, a Assembleia Legislativa, realiza Audiência Pública, amanhã (23), 14h, no Auditório Cortez Pereira.

O evento está sendo proposto pelo deputado estadual, Vivaldo Costa (PSD), com base em um projeto realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, em concomitância com a Liga Contra o Câncer. No projeto, foi realizado um mapeamento de mutações genéticas, identificadas a partir de consaguinidade, visto que, na região Seridó, há diversos casos de casamento entre parentes, gerando com isso, o aumento da incidência de alguns tipos de câncer.

O objetivo da Audiência Pública é discutir e buscar a melhor solução para a problemática, objetivando, a realização de mutirão de exames para diagnóstico precoce, dos diversos tipos de câncer, em especial, daqueles identificados no Projeto.

Foram convidados a participar da Audiência Pública, representantes da UFRN, Liga Contra o Câncer, prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Seridó, além da professora Tirzah Braz, do Departamento de Biologia e Genética da UFRN, responsável pela pesquisa sobre “Polipose colônia hereditária na região Seridó”.