Igreja histórica de Salvador repudia batismo de bonecas reborn: “Sacramentos são para a vida humana”

20 de Maio 2025 - 15h52
Créditos: Egi Santana/g1 BA; TV Globo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma das mais tradicionais e antigas do Brasil, localizada no Pelourinho, em Salvador, publicou nesta terça-feira (10) um comunicado oficial esclarecendo que não realiza batismos ou qualquer atendimento religioso envolvendo bonecas reborn – brinquedos hiper-realistas que imitam bebês e têm viralizado nas redes sociais brasileiras.

O posicionamento foi divulgado após a crescente popularização dos chamados “bebês reborn”, que chegam a custar até R$ 9,5 mil e são tratados por algumas pessoas como filhos. Diante de pedidos para que as bonecas recebessem rituais religiosos, a igreja considerou necessário reafirmar a seriedade e o simbolismo dos sacramentos.

Em nota, a paróquia afirmou:

“Os sacramentos da Igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo respeito. O batismo, em especial, é um rito solene destinado a pessoas reais, marcando o início da vida cristã. Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas ‘reborn’ ou objetos semelhantes. A nossa fé está centrada na vida e dignidade humanas. Agradecemos a compreensão.”

Fundada pela Irmandade dos Homens Pretos no século XVIII, a igreja é símbolo de resistência negra e fé no Brasil colonial. Tombada pelo Iphan, o templo mantém até hoje tradições culturais afro-brasileiras, como missas com atabaques às terças-feiras, e reforçou, com o comunicado, o compromisso com o respeito às práticas religiosas e à dignidade humana.